PRESERVAÇÃO

Obras deixam Rio Pimenta mais limpo

As obras do Rio Pimenta já estão em fase final, com mais de 95% dos pontos de esgotos retirados

Iniciado em 2015, o programa ‘Mais Saneamento’, do Governo do Estado, coordenado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), vem executando obras importantes para a melhoria da balneabilidade da orla da capital. O resultado do programa já pode ser acompanhado pela população de forma bem clara. O investimento total das obras é de R$ 350 milhões.
As obras de despoluição dos Rios Pimenta e Claro, que desembocam na orla, iniciaram em setembro de 2015 e estão em fase final. O projeto para esses rios prevê a instalação de um novo sistema de tubulação nas margens, além de uma estação elevatória e redes coletoras. As obras do Rio Pimenta já estão em fase final, com mais de 95% dos pontos de esgotos retirados desde o início das obras no ano passado. O Rio Claro, no Olho d’Água, tem previsão de conclusão nos próximos 90 dias. “Comparando o antes e o depois no Rio Pimenta, percebe-se uma melhora considerável na qualidade da água. Este é um trabalho sério feito pela Caema, que vai melhorar a balneabilidade da orla e devolver à população seus rios, além de impulsionar cada vez mais o turismo e o lazer. O que antes era um córrego de esgoto, hoje voltou a ser um rio cheio de vida”, destacou o diretor-presidente da Caema Davi Telles.
Rio Pimenta antes das ações de despoluição estava com águas totalmente escuras

Além das obras de despoluição, a Caema está finalizando o termo de referência para contratação de empresa para monitoramento da qualidade da água da Lagoa, dos rios Pimenta, Calhau e Claro, e das praias. A Caema está formando grupos de trabalho para monitorar o programa de despoluição da Lagoa e dos rios, o GT Lagoa e Balneabilidade. “É mais uma ação contínua dentro do programa de despoluição. O monitoramento da qualidade da água é um importante e eficiente instrumento de gestão, já que pode indicar diversas ações a serem realizadas”, disse a gerente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Companhia, Laís Moraes Rêgo.

Saneamento 
A meta do plano é elevar o nível de tratamento de esgoto de 4% para 70%, por meio da construção de 35 estações elevatórias de esgoto (EEE’s), duas grandes estações de tratamento de esgoto (ETE’s), além da ampliação das estações já existentes e instalação de 355 km de redes coletoras e interceptores.
Lagoa da Jansen 
Outro ponto turístico que está tendo pontos de esgoto retirados é a Lagoa da Jansen, um dos cartões postais de São Luís, onde a Caema iniciou, em setembro, os serviços e obras de despoluição. Na primeira etapa, foram retirados 15 dos 30 pontos de lançamento de esgoto. A segunda etapa, iniciada em março, prevê a retirada dos 15 pontos de esgoto restantes. Com isso, o Governo do Estado, por meio da Caema, está devolvendo à população mais um ambiente de lazer para toda a família, qualidade de vida, e, também, mais um estímulo ao turismo na capital.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias