CIDADANIA

Milhares de pessoas são atendidas na Ação Global

Os atendimentos iniciaram às 8h e vão até às 17h, nas áreas de Saúde, Alimentação Saudável, Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Qualidade de Vida.

Milhares de pessoas chegaram cedo à Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Cidade Universitária Dom Delgado, Campus do Bacanga, para aproveitar os mais de 250 serviços oferecidos gratuitamente na 23ª edição da Ação Global, realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI-MA), entidade do Sistema FIEMA. Os atendimentos iniciaram às 8h nas áreas de Cidadania, Saúde, Alimentação Saudável, Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Qualidade de Vida.

“Hoje é um grande dia de cidadania, dia de voluntariado e de ajudar ao próximo, esperamos atender mais de 40 mil pessoas. “, Edilson Baldez – Presidente FIEMA

Durante a abertura oficial, o presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, Edilson Baldez das Neves, acompanhado da superintendente do SESI, Roseli Ramos, destacou que a expectativa é superar o número de atendimentos realizados no ano passado. “Hoje é um grande dia de cidadania, dia de voluntariado e de ajudar ao próximo, esperamos atender mais de 40 mil pessoas. Estamos oferecendo serviços gratuitos para a comunidade e ao mesmo tempo celebrando o Dia da Indústria, comemorado no dia 25 e o aniversário de 70 anos do SESI Nacional”, afirmou Edilson Baldez.

O presidente também destacou que nada seria possível sem atuação dos mais de 150 parceiros e de 3 mil voluntários que juntos prestam diversos serviços para a comunidade que necessita de mais cidadania.
Para facilitar o acesso das pessoas aos serviços, os locais de atendimentos estão sendo realizados principalmente na área do prédio Paulo Freire, mas também na quadra do Colégio Universitário (beleza) e no “HUzinho” (oftalmologia). Além disso, unidades móveis do SENAI, SESI e parceiros reforçam o atendimento.
A vendedora autônoma, Liziane de Fátima Martins, 39 anos, veio do bairro do Coroadinho, com sua mãe, Maria Damasia Silva, de 70 anos, para obter serviços nas áreas de saúde e cidadania. “Faz três anos que participo da Ação Global. Viemos nos consultar com médico oftalmologista e emitir documentos. Aqui é mais fácil ter acesso a serviços”, contou Liziane.
No decorrer do dia, foram realizadas diversas atividades de promoção da saúde, além do incentivo a práticas esportivas devido à proximidade das Olimpíadas. O mutirão também é realizado em outras localidades nos 26 estados e no Distrito Federal.
O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, que estava representando o governador do Estado, Flávio Dino, também participou da abertura e ressaltou que o governo também é parceiro da Ação Global, dando sua contribuição com os serviços do Viva Cidadão – emissão de documentos, e PROCON, com orientações para o consumidor, além de diversas secretarias de Estado.
Esta é a quarta vez que a Ação Global é realizada na Cidade Universitária Dom Delgado, Campus do Bacanga. A reitora da Universidade Federal do Maranhão, Nair Portela, disse que essa é uma ação muito importante, que traz respostas para a sociedade que às vezes ela não consegue ter. “É com grande alegria que recebemos essa ação social do SESI, que reúne professores, alunos, técnicos, voluntários, unidos no sentido de juntos prestarmos serviços gratuitos a essa comunidade carente em torno da universidade. Essa ação vem celebrar os 50 anos da UFMA”, disse.
Participaram ainda da solenidade de abertura, diversas autoridades, empresários, voluntários, convidados, comunidade e a imprensa.
As ações serão realizadas até as 17h00, no Campus da UFMA, na área Itaqui-Bacanga.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias