META DE VACINAÇÃO
Maranhão vacina 80,35% do público alvo contra H1N1
No Maranhão, o foco da campanha já recebeu 1.117.532 doses de vacinas contra gripe. A vacinação foi prorrogada até 10 de junho
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), vacinou, até esta terça-feira, dia 24 , 80,35% do público alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza 2016, o que corresponde a 1.117.532 doses aplicadas, de acordo com os dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). A vacinação foi prorrogada até 10 de junho.
A vacina protege de três subtipos do vírus da gripe, incluindo o vírus tipo A. Ao todo, o público prioritário da campanha representa 1.390.900 pessoas. Entre os municípios maranhenses, a cidade de Brejo de Areia, superou a meta e lidera o ranking da vacinação com 113,49% de cobertura vacinal, sendo 1.119 doses de vacinas aplicadas, seguido de Santa Filomena do Maranhão (102, 58%) e de Governador Archer (100,77%).
O secretário adjunto de Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Marcelo Rosa, reiterou que o objetivo da vacinação é reduzir a mortalidade, complicações e hospitalização por infecções pelo vírus da influenza na população alvo da vacinação.
“A vacinação de mais de 80% do público alvo previsto no Maranhão, priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias, evita epidemias e protege a população contra Influenza e de suas complicações”, disse Marcelo Rosa.
Dos 217 municípios maranhenses, 118 já alcançaram a meta de 80% da população-alvo vacinada, formada por idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses, 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade, além de funcionários do sistema prisional.
Medidas de prevenção para evitar a infecção por influenza
Lavar e higienizar as mãos com frequência
Utilizar lenço descartável para higiene nasal
Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
Higienizar as mãos após tossir ou espirrar
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas
Manter os ambientes bem ventilados
Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe
Fonte: Ministério da Saúde (MS)
VER COMENTÁRIOS