AÇÃO

Intensificado o combate ao Aedes aegypti na Vila Embratel e Residencial Piancó

O objetivo da ação é reduzir os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti na capital maranhense

Para eliminar os focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e vírus Zika, uma mobilização foi realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), nesta sexta-feira (6), nos bairros da Vila Embratel e Residencial Piancó, em mais uma etapa da campanha “Todos na Guerra contra o Mosquito”.
No total, foram visitados nove mil imóveis no Residencial Piancó e Vila Embratel, distribuídos entre residências e estabelecimentos comerciais. Cerca de 350 agentes comunitários e de endemias fizeram vistorias para identificar e tratar possíveis focos do Aedes na região.
O objetivo da ação é reduzir os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti na capital maranhense. Toda semana a Prefeitura realiza uma nova etapa da campanha, prioritariamente nas regiões onde há maior incidência de casos de dengue, chikungunya e vírus Zika.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, reforçou que a gestão do prefeito Edivaldo está trabalhando intensamente para combater o moquito Aedes, e ressaltou a importância do engajamento popular.

“É necessário uma ação colaborativa entre todos os atores sociais envolvidos. Temos buscado até a cooperação da iniciativa privada nessas ações. Hoje com muitas pessoas doentes e afastadas do trabalho, as empresas perdem em produtividade. Então, podemos ter dentro dessas empresas importantes ferramentas de conscientização”, destacou Helena

A dona de casa, Celiane Pereira Gomes, mãe do pequeno David, de dois anos, foi uma das visitadas. Ela mantém o cuidado diário com sua casa, para que o filho não seja contaminado. “Estou sempre vigilante, pois me preocupo muito com a saúde do meu filho. Aqui na vizinhança tá todo mundo de olho, para não deixar água parada de maneira nenhuma”, disse.
AÇÃO CONTÍNUA
A ação não fica somente nas residências, que de acordo com dados da Semus é onde se concentra 94% dos focos, mas percorre também terrenos, praças e calçadas. Os caminhões da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) recolhem materiais deixados nessas áreas. As equipes realizam abordagens educativas orientando sobre as práticas corretas de combate aos focos do mosquito e realizam também o tratamento necessário nos imóveis visitados com a aplicação de larvicida. Os agentes de pontos estratégicos visitaram ferros-velhos, prédios públicos, borracharias e o cemitério local, fazendo borrifação.
MULTIPLICADORES
Nesta semana a Unidade Integrada da Vila Embratel e Unidade de Educação Básica Senador Henrique de La Roque receberam a equipe de Educação e Saúde da Semus. Durante a abertura a campanha, alunos das duas unidades apresentaram uma coreografia de uma música composta por eles, para levar conscientização sobre o mosquito.
“Esse trabalho é importante, pois estamos formando multiplicadores. Temos observado o quanto eles levam a sério o aprendizado”, enfatizou Pedro Tavares, coordenador do Programa de Combate à Dengue da Semus.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias