FLAEMA
Feira de Livro do Autor e Editor Maranhense segue até domingo
Além da literatura, a Flaema tem em sua programação espetáculos teatrais, shows musicais e exposição de artes plásticas
Até o próximo domingo, dia 29, as pessoas que passarem pela Praça de Eventos do Shopping da Ilha poderão conferir uma intensa programação literária oferecida pela 1ª Feira do Livro do Autor e Editor Maranhense (Flaema), que está sendo realizada do dia 20 a 29 deste mês, em São Luís.
A 1ª Flaema, cujo tema é ‘O Renovo da Atenas Brasileira’, pretende resgatar o trabalho de autores e editoras maranhenses no intuito de popularizar e incentivar a produção literária no Maranhão. “A iniciativa é valiosa e reforça o compromisso do Governo de incentivar projetos que têm o objetivo de democratizar o acesso à cultura e valorizar a produção local”, destacou o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.
O homenageado dessa primeira edição é o escritor maranhense Josué Montello, autor de 160 obras literárias, entre romances, ensaios, crônicas, história, discursos, antologias, educação, novelas, teatro, literatura infantil e memórias. O escritor maranhense recebeu um espaço especial na Flaema, onde vários livros do acervo existente na Casa Josué Montello, órgão vinculado à Sectur, estão em exposição. Outra contribuição da Casa na Flaema foi a palestra ‘Vida e Obra de Josué Montello’, ministrada na terça-feira, dia 24, pela bibliotecária Wanda de Souza, que falou sobre a história do escritor, sua trajetória e legado.
Além da literatura, a Flaema tem em sua programação espetáculos teatrais, shows musicais e exposição de artes plásticas. São diversas atrações culturais que vem atraindo um grande número de pessoas. A Feira tem participação de 102 escritores maranhenses e apresentação de trabalhos de várias escolas públicas e particulares. Durante os 10 dias da Flaema haverá, ainda, sorteio diário de livros entre os visitantes.
O evento conta com apoio do Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).
Casa Josué Montello
A Casa Josué Montello tem um rico acervo literário, com a quase totalidade dos livros do escritor, incluindo a guarda de 50 mil títulos doados por Josué Montello, entre os quais obras raras, da biblioteca pessoal do escritor, além de obras de outras personalidades e um vasto registro fotográfico e de documentos impressos. Parte deste acervo pode ser conferida durante a 1ª Feira do Livro do Autor e Editor Maranhense (Flaema).
VER COMENTÁRIOS