ADOTE

Evento atua no fortalecimento da cultura da adoção no Maranhão

Haverá contação de histórias, apresentações musicais, atividades infantis, e divulgação dos procedimentos relacionados à adoção legal

O 1º Adote – uma tarde pela adoção, acontece no dia 28, e integra a agenda alusiva ao Dia Nacional da Adoção, data em que esse tema é discutido em todo o país. A programação incluirá contação de histórias, apresentações musicais, atividades infantis e exposição fotográfica. Também terá um caráter informativo, divulgando procedimentos relacionados à adoção legal.
A iniciativa é coordenada pelo AME, grupo de apoio à adoção recentemente criado em São Luís. É uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo trabalhar pela promoção do direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes e pelo fortalecimento da cultura da adoção no Maranhão. O AME reúne voluntários que atuam no apoio a processos de adoção, na preparação de adotantes, no acompanhamento de pais adotivos no pós-adoção e na conscientização da sociedade sobre a legitimidade da família adotiva.
Um dos desafios em relação adoção é conciliar o perfil de crianças e adolescentes aptos à adoção e a expectativa dos pretendentes. Há um grande número de crianças maiores de 3 anos ou grupo de irmãos. Contudo, o perfil mais desejado ainda é bebês. Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) indicam que, atualmente, o Cadastro Nacional de Adoção tem 35 mil pretendentes e cerca de 6,5 mil crianças e adolescente aguardando serem adotadas. Em São Luís a situação se repete. Há 96 pretendentes a adoção habilitados junto a 1ª Vara da Infância e 26 crianças e adolescentes disponíveis para adoção.
Outra questão é falta de informação em relação ao processo de adoção legal. Pesquisas indicam que apenas 35% dos interessados em adotar procurariam a Vara da Infância. Um dos desafios da AME é justamente apoiar no processo de orientação da comunidade. “A adoção é uma forma legítima de se tornar família e tem que ser incentivada. Temos que despertar para o abandono das crianças nas instituições de acolhimento, que estão passando vários anos sem família, gerando um impacto muito grande no seu desenvolvimento, destaca Abel Santanta presidente do AME.
Exposição Histórias de Amor: registros de quem foi tocado pela adoção
Durante o evento uma exposição fotográfica irá retratar histórias de pessoas tocadas pela adoção. A partir do olhar de diversos fotógrafos e de depoimentos, a comunidade terá acesso a diversas experiências de vida.
Um das fotografadas é Rossane Carvalho e filho Leonardo. Segundo ela a adoção surgiu por um necessidade de exercer a afetividade materna. “Com a adoção me tornei mãe e tenho vivenciado o que significa compartilhar minha vida com alguém de maneira muito profunda”, declara Rossana.
Fotografos voluntários que estão expondo fotos: Thiago Gleria, Sabrina Dias, Flavia do Vale e Cássia Cinque.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias