ASSISTÊNCIA

Complexo Penitenciário de São Luís recebe novo Núcleo de Saúde

Totalmente equipadas, as unidades atenderão, por dia, algo em torno de 100 detentos do complexo prisional da capital

O Governo do Estado inaugurou, na manhã desta sexta-feira, dia 20, o novo Núcleo de Atenção à Saúde do Complexo Penitenciário de São Luís. O mais recente centro, instalado na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) São Luís 4, vai atender aos internos, em um serviço médico 24h; e ajudar a ampliar ainda mais os serviços que, só este ano, já ultrapassaram a marca de 33 mil atendimentos, em todo o estado.
“Com a entrega desta nova unidade de saúde, o sistema prisional passa a contar com dois núcleos, e tira a sobrecarga assumida pelo primeiro núcleo, que funciona na UPR de São Luís 1 (antiga Penitenciária de Pedrinhas). A orientação do governador Flávio Dino é qualificar cada vez mais as ações de humanização prisional”, disse o titular da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Murilo Andrade de Oliveira.
A exemplo do primeiro centro, o novo núcleo de saúde possui espaços amplos, iluminados e bem arejados, atendimento médico integral à população carcerária, tanto para tratamento das doenças como através de ações preventivas, como orientações e palestras, por exemplo. Totalmente equipadas, as unidades atenderão, por dia, algo em torno de 100 detentos do complexo prisional da capital.
É importante dizer que a inauguração desse novo núcleo de saúde é resultado da atenção que o governo estadual tem dado às unidades prisionais, e também do bom trabalho desenvolvido pela gestão prisional. Portanto, a realização de mais essa etapa é a confirmação de novos avanços no sistema penitenciário maranhense”, afirmou a subsecretária da Seap, Camila Neves.
Não muito diferente do Núcleo de Saúde da UPR São Luís 1, neste novo núcleo vai funcionar uma área de exames laboratoriais, além de um setor de atendimento odontológico. O ambiente dispõe também de todas as assistências, previstas na Lei de Execuções Penais (LEP), como a assistência social, psicológica e, é claro assistência médica aos presos.
Para otimizar os trabalhos de saúde, os internos contarão ainda com inúmeras atividades de conscientização sobre algumas doenças, tais como:diabetes, hanseníase, tuberculose e as sexualmente transmissíveis, as chamadas DST’s. Na avaliação do presidente do Conselho Penitenciário do Maranhão (Copen-MA), Gerson Lelis, que fiscaliza a gestão prisional, a Seap tem desenvolvido um trabalho relevante.
“Temos feito inspeções em todos os estabelecimentos prisionais do estado e, na nossa avaliação, a gestão atual tem tido um olhar especial para a humanização, prova disso é o novo Núcleo de Saúde do complexo prisional. O Copen tem feito a sua parte, apontando as providências que precisam ser tomadas, e a Seap tem cumprido o seu dever, em todas as situações”, resumiu.
A secretária adjunta de Atendimento e Humanização Penitenciária, Odaiza Gadelha, disse que o novo núcleo de saúde representa mais um avanço do sistema prisional. “A proposta do núcleo de saúde é oferecer um atendimento digno e humanizado aos internos, por meio de profissionais preparados e capacitados para desempenhar suas funções dentro do ambiente carcerário”, destacou.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias