ASSISTÊNCIA

Bebê abandonado é acolhido em maternidade de São Luís

Recém-nascida foi encontrada abandonada no quintal de uma casa, onde funciona uma lavanderia comunitária em Paço do Lumiar

Recém-nascida foi encontrada abandonada no quintal de uma casa, onde funciona uma lavanderia comunitária, no bairro Novo Horizonte, em Paço do Lumiar
Era para ser mais um plantão para a equipe da Maternidade Estadual Benedito Leite na noite da última sexta-feira, dia 06, quando uma menina com poucas horas de nascida foi levada à maternidade para receber os primeiros cuidados e avaliação médica. O bebê foi encontrado no quintal de uma casa onde funciona uma lavanderia comunitária no bairro Novo Horizonte, no município de Paço do Lumiar.

“A recém-nascida chegou com hipotermia e recebeu todos os cuidados necessários. Estamos, de fato, com o sentimento de maternidade em relação a esse caso “, Hilmar Hortegal, diretor-geral

De acordo com o diretor-geral da unidade, Hilmar Hortegal, a recém-nascida chegou em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), acompanhada de uma viatura policial e da dona da casa – que prefere ter seu nome preservado.

Ao dar entrada à maternidade, a recém-nascida passou por avaliação clínica, fez exames laboratoriais como hemograma, e em seguida, foi colocada em berço aquecido. “Ficamos honrados e felizes por acolher uma criança e contribuir em sua estabilização nas primeiras horas de vida. A recém-nascida chegou com hipotermia e recebeu todos os cuidados necessários. Estamos, de fato, com o sentimento de maternidade em relação a esse caso”, contou o diretor Hilmar Hortegal.
Segundo a equipe médica, o bebê que ainda não recebeu um nome, nasceu no tempo correto, provavelmente com 40 semanas de gravidez, sem anomalias, pesando 2,675 kg e medindo 47 centímetros. A criança ficará sob os cuidados da maternidade por cerca de dez dias devido à constatação em um dos exames de uma infecção congênita, que está sendo tratada.
“Ela chegou à unidade com o cordão umbilical já rompido, clampeado com um pregador de roupas. Foi feito o curativo e aplicado o clamp umbilical adequado”, garantiu a coordenadora de Enfermagem da Benedito Leite, Kelma Lucena.
Foto: Divulgação.


Divulgação

A criança que ainda não tem nome de batismo está recebendo os cuidados necessários na maternidade

Segundo a coordenadora, o caso comoveu toda equipe da maternidade e a todos que souberam do ocorrido. “Não para de chegar presentes para ela, desde roupinhas, acessórios, fraldas a produtos de higiene”, contou.

A assistente social, Silvia Leite, garante que todos os direitos da criança estão sendo assegurados. “Todos os profissionais da Benedito Leite envolvidos no acolhimento fizeram sua parte para resguardar a criança. Temos reforçado o caráter legal do caso e agido em parceria com o Conselho Tutelar. O Estado assumiu a responsabilidade pela vida dela, por isso a importância desse trabalho multidisciplinar com todos os envolvidos para garantir que ela continuará sendo bem cuidada”, ressaltou a assistente social.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias