Juventude sem idade

A terceira idade em movimento com a tecnologia

Assim como os jovens, as pessoas idosas também utilizam a internet para se comunicar com amigos e familiares, trabalhar e até se divertir

Assim como os jovens, as pessoas idosas também utilizam a internet para se comunicar com amigos e familiares, trabalhar e até se divertir
Quem disse que só os adolescentes e jovens sabem se divertir e usar as facilidades da internet? Computadores e smartphones estão presentes no dia a dia de todas as gerações, dos 9 aos 90 anos, assim como hoje o portal de O Imparcial completa o grupo de comunicação mais tradicional do Maranhão.
Tradição e modernidade conversam perfeitamente pelos aplicativos de troca de mensagens, como o WhatsApp, usado diariamente por pessoas como dona Celutina Lisboa Soares, que faz aniversário no próximo dia 6. “Farei 90 anos”, a mesma idade de O Imparcial, conta. “Gosto que me chamem de Cecé”, sorriu. “Uso o WhatsApp sempre, atende bem minhas necessidades”, contou à nossa reportagem, usando o aplicativo, com direito a muitos emojis.
Cecé também é uma entusiasta das atividades físicas. “Com 43 anos, comecei a fazer Ioga, depois passei para o Pilates. Hoje prefiro musculação e exercícios aeróbicos. Quando tenho oportunidade, gosto de caminhar e nadar. Gosto de coisas que me mantêm em movimento”, disse a maranhense que nasceu em Cururupu, mas hoje mora em São Luís.
Maria da Paz

Quem também gosta de muito movimento é a senhora Maria da Paz, de 83 anos. Moradora da Cohab, ela é vice-presidente do Club de Mães, onde realiza atividades culturais com um grupo de amigas todos os fins de semana.

“À noite, faço dança. Na semana, faço educação física na pracinha, com minhas amigas”, contou Maria da Paz, que disse preferir atividades que a integrem com a comunidade. Quanto à internet, dona Maria da Paz disse que não é muito ligada, mas usa para fazer tarefas administrativas no club. “Quando preciso de coisas mais complicadas na internet, chamo meus netos, mas faço questão de ter tudo pra usar em casa”, comentou.
Domingos Barros, psicólogo e estudioso da Cabala, conta que usa a internet para ler notícias e deixar recados para conhecidos e contatos profissionais. “Não gosto de ficar trocando mensagens”, explicou.
“Acho que a principal dificuldade que uma pessoa com mais de 70 anos enfrenta na vida é o preconceito velado. ‘Ah, esse cara tem que ficar em casa, longe da sociedade’. O mundo hoje é diferente, a medicina e a ciência evoluíram, as pessoas têm uma vida útil mais longa. Minha mãe faleceu com 96 anos, plenamente lúcida. O mundo precisa conhecer mais sobre o envelhecimento hoje”, comentou Barros.
Raimundo Nonato

Raimundo Nonato, de 63 anos, Mister Terceira Idade, e um dos amigos próximos de dona Maria da Paz, contou que o que mais usa da internet, para se comunicar, é o e-mail, e para se divertir gosta de sair, principalmente no carnaval.

“Eu e minha esposa gostamos de nos atualizar com tudo, uso principalmente e-mail. Estamos casados há 63 anos e gostamos de nos divertir muito. No carnaval, se tiver dez escolas de samba, vamos sair em todas, nem que tenhamos de trocar de roupa dentro do carro”, contou. Ele e dona Clotilde receberam nossa equipe antes de sair de casa para mais um sábado na companhia de amigos. “Gostamos é de festa”, exclamou.
Para dona Maria da Paz, o importante é manter-se ocupada. “Me sinto muito bem. Temos de fazer coisas que nos mantenham saudáveis. Estou chegando de uma viagem a Joinville, levei as alianças no casamento de minha neta. Adorei que, em vez de crianças, ela usou a vó, uma idosa”, disse se divertindo com a novidade na cerimônia.
Para Barros, a internet é um “objeto de cultura” e também de diversão. “Ouço música, faço alguns trabalhos. Só não uso essas linguagens de internet, prefiro de livros”, disse.
 
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias