MANIFESTAÇÃO

Sindicato realiza mobilização contra mineradora no Maranhão

O protesto dos trabalhadores ligados à Vale impede a entrada de ônibus à base da mineradora. Eles reivindicam pagamento de lucros, abonos e outros

Mobilização Sindicato dos Ferroviários
Um movimento organizado pelo Sindicato dos Ferroviários no Maranhão, Pará e Tocantins (Stefem) realizado desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira, impede a entrada de ônibus na base da mineradora Vale no bairro do Anjo da Guarda, em São Luís.
O protesto dos trabalhadores ligados ao Stefem não afeta o funcionamento do Trem de Passageiros da Vale. O trânsito na Avenida dos Portugueses, em alguns momentos, ficou lento em razão da fila de ônibus da empresa.
O movimento pretende, contudo, reivindicar da mineradora pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) 2015, além de abonos e cumprimento da convenção coletiva.
Os manifestantes posicionaram objetos queimados em algumas das entradas.
Em nota, a Vale informou que na manhã desta terça-feira, o Sindicato dos Trabalhadores das Empresas Ferroviárias do Estado do Maranhão (Stefem) bloqueou, por cerca de três horas e meia, o acesso de veículos nas unidades operacionais da Vale localizadas em São Luís. Representantes do sindicato atearam fogo em pneus para chamar atenção e impedir o trânsito de veículos nas proximidades da portaria da empresa. O bloqueio não impediu a entrada e saída de empregados. A Vale respeita o direito à manifestação mas repudia atos de violência que impedem o direito de ir e vir das pessoas. A empresa destaca que mantem diálogo constante com sindicatos e empregados.

A Vale esclarece também que o ciclo referente à participação nos lucros e resultados de 2015 se encerrou em março passado e que já iniciou negociação com os sindicatos para discutir as regras que vão reger a PLR de 2016.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias