PANIFICAÇÃO E GALERIA

Senai inaugura Unidade de Tecnologia de Alimentos em São Luís

Nova unidade vai atender os cursos de panificação e confeitaria

SENAI inaugura Unidade de Tecnologia de Alimentos em São Luís

São Luís – De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), o segmento de panificação e confeitaria vem registrando um crescimento contínuo em número de estabelecimentos e o seu faturamento está entre os seis maiores do segmento industrial brasileiro. São mais de 70 mil panificadoras no Brasil, dentre as quais 60 mil são micro e pequenas empresas. O setor gera mais de 1 milhão de empregos diretos, dos quais 245 mil (35%) concentram-se na produção, e corresponde a 36% na indústria de produtos alimentícios.

Diante da necessidade de mão de obra qualificada na área pela indústria de panificação e confeitaria maranhense, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que integra o Sistema FIEMA, inaugurou na manhã desta sexta, 29 de abril, a Unidade de Tecnologia de Alimentos no Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Distrito Industrial.
A nova unidade vai atender, inicialmente, os cursos técnicos de Confeitaria (1160 horas) e Panificação (1000 horas) e conta com modernos laboratórios, sala de análise físico-química, sala de fornos e salas de aulas climatizadas.
Cursos – Os novos cursos técnicos de confeitaria e de panificação iniciam no próximo dia 2 de maio, ministrado por uma equipe de instrutores com nível superior nas áreas de tecnologia de alimentos, pós-graduados em nutrição, controle e qualidade de alimentos e vigilância sanitária.
A primeira turma de panificação será uma parceria com a indústria de pães do grupo Mateus, no programa Jovem Aprendiz, onde os alunos desenvolverão as aulas no SENAI pela manhã e as outras 200 horas de práticas profissionais na empresa, convênio assinado durante a inauguração pelo SENAI e Grupo Mateus.
“É uma honra pra mim fazer parte dessa 1ª turma do curso de panificação e dessa inauguração. Tenho a oportunidade de crescer na profissão e só tenho a agradecer ao Mateus e ao SENAI pela oportunidade”, ressaltou a aluna do curso Estela Rayane, 18 anos, moradora do Tibiri.
SENAI inaugura Unidade de Tecnologia de Alimentos em São Luís

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), entidade do Sistema FIEMA, investirá, até 2018, R$ 60 milhões na modernização de sua estrutura física e de base tecnológica no Maranhão. O investimento faz parte do programa de Evolução e Desenvolvimento do Sistema FIEMA, lançado em 2012 e com implantação até 2018, pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e do Conselho Regional do SENAI, Edilson Baldez das Neves. Segundo Baldez, a ampliação faz parte do projeto maior do Sistema FIEMA para dar suporte ao crescimento da indústria maranhense e garantir a competitividade das empresas do setor.

“Essa é mais uma conquista para o Maranhão, resultado de um esforço contínuo do Sistema FIEMA para melhorar ainda mais a qualidade dos nossos cursos e dos nossos centros de educação, para formar cidadãos qualificados para as necessidades da indústria maranhense. O país está passando por um momento difícil, que nos obriga a fazer ajustes administrativos para equilibrar o nosso custeio. No entanto, não vamos parar de investir, pelo contrário, vamos equipar os nossos centros de educação e tecnologia para que na retomada da economia, possamos continuar contribuindo com o desenvolvimento do Estado”, disse o presidente da FIEMA, Edilson Baldez.
SENAI inaugura Unidade de Tecnologia de Alimentos em São Luís
“O SENAI dá um passo importante e evolui tecnologicamente iniciando mais dois cursos técnicos, que é um dos objetivos, ampliar o número de cursos, não só quantitativamente, mas principalmente, qualitativamente. Essa unidade aqui é um exemplo real de uma modernização física, tecnológica e principalmente humana. Estamos cumprindo o nosso objetivo e nossa meta oferecendo à indústria e principalmente à sociedade, como um todo, mais uma contribuição de uma formação e conhecimento”, disse o diretor regional do SENAI e superintendente regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Marco Antonio Moura da Silva, enfatizando que Imperatriz e o CEPT-Raimundo Franco, no Monte Castelo, em São Luís, também contarão com unidades como essa.
A inauguração contou ainda com a presença do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), José Batista de Oliveira que destacou a iniciativa da FIEMA e do SENAI em promover a qualificação profissional na área de panificação.
“Em nome da Panificação agradeço ao presidente Edilson por apoiar esse projeto que está de parabéns e que está alinhado com o pensamento da ABIP, que é o desenvolvimento do conhecimento. O nosso setor precisa muito disso, é um setor grande no país, onde mais de 40 milhões de pessoas passam diariamente pelo piso de loja do setor de panificação e a gente ainda tem um grande problema na qualificação de mão de obra. Mesmo com o desemprego batendo na casa dos dez milhões de pessoas, ainda assim, temos oferta de emprego para mão de obra qualificada. Essa Unidade do SENAI é um marco importante na panificação Maranhense e de São Luís, e significa a melhoria na mão de obra e na qualidade do mix de produtos para atender o consumidor final”, destacou Oliveira.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Luís (Sindipan), Pedro Robson Holanda da Costa enfatizou as parcerias em sua fala e agradeceu o empenho da FIEMA e do SENAI em atender esse pleito do setor de panificação. “O Sindipan vem sempre fazendo parcerias. Agradecemos de forma especial ao Moinho M. Dias Branco que vai auxiliar no fornecimento das matérias primas para os cursos do SENAI e pela oportunidade de trabalhar em favor de um setor tão importante da indústria!”, finalizou Robson que realizou a filiação de duas novas empresas panificadoras ao sindicato, a Pandoca e Madelaine.
 
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias