A Prefeitura de São Luís e de São José de Ribamar promovem nesta sexta (29) serviços nas áreas limítrofes dos municípios. As ações compõem um plano de ação entre as prefeituras para melhorar a qualidade dos serviços públicos nesses bairros beneficiando a comunidade ludovicense e ribamarense. A ação é focada no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, em seis bairros dos municípios, das 8h às 17h. Entre as atividades estão visita em pontos estratégicos, tratamento químico com carro fumacê, recolhimento de bagulho volumoso e pneus.
A ação inaugura a parceria entre os prefeitos Edivaldo e Gil Cutrim, de São José de Ribamar, consolidada em termo de cooperação técnica que será assinado em maio. A partir da assinatura do termo, as prefeituras estenderão as ações metropolitanas para outros setores da administração, como infraestrutura, Iluminação pública, entre outras.
“O termo possibilitará aos prefeitos o desenvolvimento do trabalho conjunto para resolver demandas que são comuns, otimizando recursos, um alinhamento imprescindível nas administrações municipais. Isso vai com certeza beneficiar a população, sobretudo nas áreas limítrofes, e buscando soluções imediatas”, disse o secretário de Governo de São Luís, Lula Fylho.
Na ação, os órgãos de saúde e de limpeza pública estarão empenhados no combate ao mosquito, uma preocupação da comunidade compartilhada pelos gestores públicos. “Nesta primeira ação, antes de celebrar o termo de cooperação técnica, estamos trabalhando dentro das limitações financeiras de cada um dos municípios da região metropolitana”, disse o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Júlio César.
TODOS CONTRA O MOSQUITO
A ação conjunta entre as Prefeituras de São Luís e São José de Ribamar desta sexta-feira (29) será a 12ª edição da campanha “Todos na Guerra contra o Mosquito”. O trabalho acontece em seis bairros localizados nas áreas limítrofes entre os dois municípios: Cohatrac I e residencial Primavera, de São Luís; e mais Cohatrac V, Trizidela, Cohabiano e Novo Cohatac, do município de São José de Ribamar. Nos bairros selecionados nesta ação conjunta, o índice de pessoas infectadas por doenças cujo vetor é o mosquito Aedes aegypti ultrapassa recomendado pelo Ministério da Saúde fixado em 1%.
Durante toda manhã agentes de endemias realizarão visitas aos imóveis da região, fazendo trabalho de conscientização dos moradores, orientando sobre os cuidados que cada um deve ter para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. No momento das visitas, também são retirados recipientes com possíveis criadouros de dentro das casas.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, destacou que os locais onde acontece o mutirão são áreas limítrofes, com a atuação dos dois municípios. “Combater o mosquito Aedes é uma prioridade da administração do prefeito Edivaldo, por isso estamos desenvolvendo ações rápidas e eficientes e também buscando parcerias, que possam nos ajudar de forma efetiva nesse combate”, afirmou.
AÇÕES EDUCATIVAS
Na oportunidade, também haverá a apresentação de teatro de bonecos para estimular a conscientização sobre os cuidados que se deve ter diariamente contra o Aedes aegypti. A peça irá ser encenada na Praça da Juventude. Na Escola Santo Expedido, localizada no Cohatrac I, também serão ministradas palestras para alunos e professores sobre o combate ao mosquito. A ação será coordenada pelo setor de educação e saúde da Vigilância Epidemiológica de São Luís.
De acordo com o coordenador do Programa de Combate à Dengue, Pedro Tavares, as ações de conscientização são importantes ferramentas para levar conhecimento à população. “Estamos intensificando as ações educativas, para formarmos multiplicadores, que colaborador ao cuidar de suas residências”, observou.
A ação irá realizar também recolhimento de bagulho volumoso, feita pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), além de a nebulização espacial (carro fumacê) que já acontece nessas áreas desde quinta-feira (28).