CLIMA TEMPO

Onda de calor aumenta temperatura na Grande Ilha

Redução das grandes chuvas, precipitações curtas e repentinas estão deixando a cidade mais abafada e causando o aumento da temperatura

Devido ao El Niño, Maranhão terá poucas chuvas em 2016

Quem mora na Grande Ilha de São Luís está, praticamente, sofrendo diariamente com a grande onda de calor durante o período chuvoso no Maranhão. A causa das altas temperaturas é o contraste térmico entre continente e mar, que tornou o mês de abril menos chuvoso, provocando apenas precipitações mais isoladas, aumentando o calor e tempo abafado na região metropolitana de São Luís.

Porém, ventos e chuvas repentinas podem surpreender a qualquer momento a população de São Luís, pois de maio até o mês de julho se configura a transição entre as estações chuvosa e seca.
Calor
Ultimamente, a população aposentou o guarda-chuva, por conta do intenso calor e da escassez das chuvas do mês de abril, e utilização de sombrinhas ficaram mais comuns.
De acordo com o meteorologista Márcio Eloy, do Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), as chuvas repentinas apontam a formação de um sistema convicto, que inclui descargas elétricas e chuvas intensas, fortes, curtas e pouco demoradas, que não estão associadas à zona de convergência intertropical. “Esse sistema é causador de chuvas no norte do Maranhão, e se formou devido ao contraste térmico na ilha, provocando a entrada de umidade em São Luís, por meio da intensificação das brisas”, disse o meteorologista.
Por que está quente?
Abril geralmente é o mês mais chuvoso e possui estimativa de 476 milímetros de chuva, porém, sua ausência é considerada um efeito contrário, e por conta disso acontece a sensação de abafamento. Mas existe a expectativa de chuvas para maio que se estenderá aproximadamente até o mês de julho, período em que se configura a transição entre as estações chuvosa e seca, pontou Marcio Eloy.
Fenômeno
O contraste térmico se manifesta devido à temperatura quente da Região Nordeste, na qual as duas superfícies continente e mar entram em contraste, ocasionando chuvas isoladas. Efeito que favorece a entrada do sistema de nuvens (localizadas em cima do oceano), que passaram do mar para dentro da ilha, intensificando o efeito da brisa e trazendo vento e nuvem para ilha.
Causas
Tais consequências são decorrentes do fenômeno El Niño, que se formou ainda em 2015, período em que as chuvas foram mais frequentes do que está sendo em 2016. Este fenômeno inibe a ocorrência de chuvas dentro da média.
Dicas para se refrescar
1) Nunca é demais lembrar: beba muita água para evitar a desidratação;
2) Procure apenas evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e cafeína;
3) Cuide da sua alimentação e prefira refeições leves. O ideal é consumir grandes quantidades de frutas e verduras da estação;
4) Tome quantos banhos você quiser. Uma dica interessante é vestir roupas molhadas ao sair do banho, assim, elas vão secar no seu corpo e você se sentirá fresco por mais tempo;
5) Quando sentir muito calor, coloque uma toalha molhada na testa ou no pescoço para diminuir a temperatura do corpo.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias