O jornalista Jacir Moraes tinha 70 anos. Era maranhense do município de Carutapera. Na noite de sexta feira, dia 22, o jornalista e proprietário do jornal O Debate faleceu à caminho da Upa do Araçagi.
Foto: Karlos Geromy/OImp/D.A Press.
O corpo de Jacir Moraes está sendo velado na Central de Velórios Pax União, Centro de São Luís
O corpo do jornalista está sendo velado na Central de Velórios Pax União, Centro de São Luís, onde família e amigos o homenageiam.
Segundo Fátima Ribeiro, os problemas de saúde do marido, que sofria de Mal de Alzheimer, Isquemia e hipertensão, foram todos ocasionados peal diabetes, inclusive a perda da visão. Por conta do estado de saúde delicado, há cinco anos o jornalista se ausentou do trabalho.
Foto: Karlos Geromy/OImp/D.A Press.
Itamargareth Correa, jornalista
“Em casa, ele estava aparentemente bem de saúde, mas sentiu-se mal de repente e começou a delirar, então seu filho e eu o levamos para o hospital. No caminho, ele ainda estava consciente e foi conversando conosco, porém era um horário de pico no trânsito e ao chegar na UPA já era tarde pois ele sofreu uma parada cardíaca e chegou sem os sinais vitais”, contou Fátima Ribeiro.
“Foi uma grande perda para o jornalismo do Maranhão. Fomos amigos por 20 anos”, disse o amigo Tatá Milhomem.
Foto: Karlos Geromy/OImp/D.A Press.
“O jornal O Debate foi uma escola para o jornalismo impresso do Maranhão. Ele era um profissional positivo, arrojado e empreendedor e gerou muitas oportunidades a vários jornalistas influentes nos dias de hoje”, relatou a jornalista Itamargareth Correa Lima.
Jacir Moraes fundou o jornal O Debate em 1983. Foi secretário de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão e presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (Abgrf-Regional Maranhão ) e trabalhou por 26 anos na Rádio Timbira , como editor do diário oficial do estado.
Foto: Karlos Geromy/OImp/D.A Press.
O jornalista Marcial Lima falou sobre a paixão do amigo pela música
“Jacir era também compositor de sucesso e contribuiu como referencial para o estilo Pé de Serra no Maranhão. Ele foi idealizador do Tributo ao Rei do Baião (Luiz Gonzaga) e recebeu homenagem em vida pela própria comissão organizadora do evento em dezembro de 2015. Obteve uma comenda pelo reconhecimento do trabalho dedicado à cultura nordestina”, contou emocionado o amigo e jornalista Marcial Lima.
O enterro será realizado às 15h, no Memorial Pax União, em Paço do Lumiar.
Em nota, a Prefeitura de São Luís lamentou o falecimento do jornalista Jacir Moraes que era casado com Fátima Ribeiro, titular da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar.
A Prefeitura de São Luís manifesta profundo pesar e solidariza-se com a família, amigos e admiradores ao mesmo tempo em que reafirma a importância do legado deixado por Jacir Moraes para o jornalismo e a sociedade maranhense.