DOAÇÃO

Hemomar reforça estoque de sangue com coletas externas

As próximas coletas externas serão no dia 28, no Uniceuma do Renascença; e no dia 30, na Igreja Assembleia de Deus, no bairro da Aurora

Foto: Divulgação.


Divulgação

Rubens Calmon, administrador, também participou da doação e destacou a sensação de dever cumprido que o ato traz

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão (Hemomar), desde o início do ano tem aumentado o número de bolsas de sangue com a realização da programação de coletas externas. De janeiro a março, as ações itinerantes já coletaram um total de 430 bolsas de sangue em São Luís e demais cidades da região metropolitana.

A programação de coleta externa acontece em diferentes bairros para ajudar a manter o estoque de sangue que abastece todas as unidades de saúde públicas ou privadas. Nesse mês de abril, a programação foi iniciada no último sábado, dia 16, na Igreja Católica Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Cohatrac I, integrada ao projeto ‘Irmão de Sangue’ realizado pela Igreja e que há cinco anos mobiliza a comunidade a fazer a doação.
 
Cerca de 120 bolsas de sangue foram coletadas das 9h às 16h. Segundo a assistente social e coordenadora da coleta externa do Hemomar, Walma Costa, essas ações são de extrema importância para ajudar a abastecer o banco de sangue para atendimento das urgências e emergências.
“O Hemomar sempre está disponível para integrar parcerias como essa. Precisamos apenas do ambiente propício e montamos toda a estrutura necessária para que a coleta seja feita de forma segura, conforme a realizada em nossa sede”, disse a coordenadora Walma Costa.
Já para o padre André Luís Martins, pároco da Igreja Nossa Senhora de Nazaré, todo projeto surge de uma necessidade. “O ‘Irmão de Sangue’ nasceu do dever de partilharmos aquilo que recebemos de Deus que pode ser doado para salvar vidas. Doar sangue é melhor do que receber, e quando doamos demonstramos nosso amor ao próximo. Nesta edição 120 pessoas demonstraram esse amor fazendo a doação”, explicou o padre André Luís Martins.
O pároco destacou ainda que o serviço de coleta externa do Hemomar funciona e que excede as expectativas de quem o solicita. “Essa é a oitava edição do projeto e nunca tivemos problemas. Sempre recebemos todo aparato técnico para viabilizar nossa ação solidária”, disse o padre André Luís Martins.
A técnica em enfermagem Ana Paula Pereira, de 24 anos, é doadora de sangue regular – aqueles que fazem a doação periodicamente -, e faz parte do projeto ‘Irmão de Sangue’. “Sempre que posso eu faço a doação, pois sei que esse é um gesto nobre. Se as pessoas soubessem a importância de cada gota de sangue elas iriam doar também”, contou Ana Paula.
Segundo o administrador Rubens Calmon, morador do bairro Cohatrac IV, a doação de sangue traz uma sensação de dever cumprido. “Se temos saúde por que não compartilhar? Doando sangue estamos dando uma parte nossa a outra pessoa. E isso é também uma forma de exercer o cristianismo”, considerou Rubens Calmon.
Programação das próximas coletas
Dando prosseguimento à programação de coletas externas do Hemomar nesse mês de abril, as próximas serão no dia 28, na Universidade Ceuma do Renascença; e no dia 30, na Igreja Assembleia de Deus Cristo Para Todos, no bairro da Aurora. Para solicitar o serviço de coleta externa, basta agendar com a assistência social do Hemomar por meio do telefone: (98)3216-1134.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias