Foto: Honório Moreira/OImp/D.A Press.
Candidatos compareceram ao local de provas atencipadamente para garantir participação no seletivo
O processo seletivo da saúde foi realizado ontem na capital e no interior do estado. Mais de cem mil candidatos foram inscritos, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). Foram ofertadas 7.902 vagas, distribuídas nos níveis fundamental, médio e superior, para preenchimento de vagas da rede estadual de saúde, com salários que podem chegar a R$ 4.500.
Na capital, a movimentação foi tranquila, muitos candidatos chegaram bem antes dos portões fecharem pela manhã, o que estava previsto para as 9h. O candidato Fábio Reis Santos afirmou que chegou bem cedinho para a realização do exame. “Melhor estar adiantado do que atrasado e há muito tempo venho me preparando para concursos. Surgiu essa oportunidade, não posso perdê-la. Se não der para passar nesta prova, vou continuar tentando até conseguir”, afirmou.
O candidato Thayson Silva, que fez prova para concorrer à vaga de auxiliar administrativo, afirmou estar confiante. “Desde quando fiquei sabendo desse seletivo que estou me dedicando aos estudos de forma intensa, fiz uma boa prova, agora é aguardar pelo resultado”, comentou.
No período da tarde, as provas foram aplicadas a partir das 14h40. Os portões se abriram das 13h30 às 14h30. As provas tiveram duração de três horas e 30 minutos para os níveis fundamental e superior. Elas ocorreram nas cidades de São Luís, Codó, Imperatriz, Timon, Santa Inês e Presidente Dutra. Os aprovados nos seletivos atuarão nos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) situados nas regionais de saúde de São Luís, Imperatriz, Codó, Presidente Dutra, Santa Inês e Timon.
Cargos
Nível fundamental – auxiliar operacional de serviços gerais e maqueiro.
Nível médio – agente de portaria, atendente de consultório médico, atendente de consultório odontológico, auxiliar administrativo, auxiliar de farmácia, faturista, lactarista, motorista (categoria D) e recepcionista.
Nível técnico – técnico em enfermagem, técnico de laboratório, técnico de segurança do trabalho, técnico em imobilização ortopédica, técnico em patologia clínica, técnico em radiologia e técnico em tomografia.
Nível superior – administrador hospitalar, assistente social, bioquímico, educador artístico, educador físico, enfermeiro, enfermeiro UTI adulto, enfermeiro UTI pediátrica e neonatal, farmacêutico, fisioterapeuta, fisioterapeuta UTI adulto, fisioterapeuta UTI pediátrica e neonatal, fonoaudiólogo, nutricionista, pedagogo, psicólogo, psicopedagogo e terapeuta ocupacional.
Gabarito e provas práticas
O gabarito da prova objetiva de múltipla escolha será publicado amanhã, a partir das 12h, no site
www.funcab.org. Já a divulgação do gabarito oficial e das notas das provas será no dia 24 de abril de 2016. A realização das provas práticas ocorrerá nos dias 4 e 5 de junho, com previsão de divulgação do resultado final do certame até o dia 8 de julho.
O secretário de Estado da Saúde (SES), Marcos Pacheco, ressaltou que a impessoalidade é a característica mais importante dos processos seletivos públicos. “Por meio desses seletivos, não é mais possível trabalhar na Rede Estadual de Saúde por meio de indicações. O profissional pode conquistar uma vaga mediante esforço próprio, estudo e experiência. Esse é o princípio da impessoalidade, onde o governo Flávio Dino está oportunizando o trabalho a todos, levando em consideração, sobretudo, a qualificação e o mérito”, justificou Marcos Pacheco.
Para o subsecretário da SES e presidente da Emserh, Carlos Lula, a oferta do seletivo é a forma mais adequada de se chegar à excelência no atendimento da rede de saúde do estado, atendendo ao desejo do governo. “Teremos profissionais qualificados, que ocuparão suas vagas por preparo profissional. O paciente irá sentir a mudança na qualidade do atendimento”, declarou Lula.