O escritor e poeta Evandro Sarney Costa, 84 anos, morreu de falência múltipla dos órgãos na madrugada deste domingo. Ele era irmão do ex-presidente José Sarney.
Evandro Sarney Costa está sendo velado na Pax União no Centro de São Luís, e será enterrado às 17h deste domingo, no cemitério do Vinhais. O escritor era viúvo e deixa seis filhos.
Vida, profissão e arte
Evandro Ferreira de Araújo Costa (nome literário) nasceu em São Bento-MA, no dia 16 de maio de 1931. Filho de Sarney de Araújo Costa e de Kiola Leopoldina Ferreira de Araújo Costa.
Sua forte vocação para as letras foi revelada ainda adolescente, atuante em grêmios e movimentos literários estudantis, se destacou como poeta, jornalista e orador. Evandro mais tarde, também, mostrou grande empatia em comícios políticos de praça pública e na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado. Foi deputado estadual, em diversos mandatos, no período de 1954 a 1970. Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, cargo em que se aposentou.
Foi jornalista militante ao longo de muitos anos. Na literatura destacou a crônica, o conto, o artigo e o ensaio. Publicou, em jornais e revistas, grande parte de sua produção poética.