RECONHECIDO PELO MEC

Curso de Engenharia Mecânica do IFMA voltará a selecionar alunos

O curso foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e terá vagas ofertadas para o 2º semestre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

IFMA Monte Castelo
A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da união da última segunda-feira (28) a decisão pela renovação de reconhecimento do curso superior de Engenharia Industrial Mecânica do Instituto Federal do Maranhão Campus São Luís – Monte Castelo, restabelecendo o acesso de novos alunos ao curso, que atualmente no IFMA é feito através do Sistema de Seleção Unificada – Sisu. A renovação do reconhecimento do curso significa que foram atendidas as solicitações feitas pelo Ministério da Educação, atingindo-se o nível 3, e o curso de Engenharia Mecânica pode voltar a ter o seu funcionamento normal. A seleção já será aberta para o segundo semestre, através do Sisu.
O Curso de Engenharia Mecânica estava impossibilitado de promover a seleção de alunos desde o início de 2013, o que ocasionou a ausência de alunos matriculados desde então. O processo de reavaliação foi realizado em dezembro de 2014, mas só agora a portaria com a renovação do reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União e a decisão passa a ter efeito. A publicação da portaria já era esperada com ansiedade pelos gestores do IFMA, que estavam em contato direto com o Ministério da Educação (Mec) para que a burocracia do processo de reavaliação pudesse ser agilizada e a renovação ocorresse. A Pró-reitora de Ensino do IFMA Ximena Maia mostrou-se muito contente em relação à renovação do reconhecimento. “Esta é uma luta que já estávamos travando há algum tempo. Engenharia mecânica é um dos cursos mais antigos do IFMA, com o maior número de professores doutores. A retomada da oferta de vagas é muito importante para atendermos os anseios da comunidade e podermos formar novos profissionais com qualidade e capacidade”, destacou ela.
Fabíola Tavares, pesquisadora Institucional do IFMA e mediadora junto ao Mec no processo de renovação do reconhecimento do curso, explicou como se deu o trâmite que ocasionou a renovação do reconhecimento. “Após a avaliação de 2012, o curso firmou um protocolo de compromisso para sanar as falhar existentes. O IFMA trabalhou para realizar essas melhorias e em 2014 houve uma nova avaliação, onde fomos aprovados. No entanto, os trâmites burocráticos impediram a publicação do resultado da avaliação com mais agilidade. Tivemos que ir inúmeras vezes a Brasília e ficar sempre em contato, até que finalmente agora em março a portaria saiu”, explicou Fabíola. A renovação tem duração de 3 anos, e a tendência é que não seja mais perdida, devido à qualidade do corpo docente e às melhorias físicas e estruturais no Departamento e nos laboratórios.
Histórico
O curso de Engenharia Industrial Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, bacharelado, foi autorizado pela Resolução do CD/CEFET – MA nº 05/94, de 27 de junho de 1994, com 40 (quarenta) vagas totais anuais, e reconhecido pela Portaria SESu nº 327, de 05 de jullho de 2006, publicada no Diário Oficial da União de 06 de julho de 2006. O processo de seleção, assim como todos os cursos superiores do IFMA atualmente, é realizado através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cuja participação é decorrente das notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias