PREVENÇÃO

Campanha de prevenção de desastres acontece em vários bairros da capital

As ações preventivas da Defesa Civil, que incluem a campanha educativa, estão aliadas aos serviços de drenagem executados pelo poder público municipal em pontos estratégicos da cidade e que já propocionam impacto positivo para população

Prevenção - desastre - chuvas - defesa civil

A Prefeitura de São Luís, por meio da Superintendência da Defesa Civil, órgão da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), deu início à “Campanha de Prevenção de Riscos e Desastres”, na manhã desta terça-feira (26), na Vila São Luís e Vila Isabel.

 
O secretário municipal de Segurança com Cidadania, Breno Galdino, considera fundamental a atuação articulada de diversos órgãos nas ações preventivas de danos causados por temporais, reforçando o papel da população no dia a dia. “Esta atividade que estamos realizando hoje intensifica o trabalho preventivo em execução na capital maranhense. Tenho certeza que podemos contar com o empenho da população na manutenção da limpeza das vias públicas, evitando a obstrução da rede de drenagem e inundações”, disse Breno Galdino.
 
As ações preventivas da Defesa Civil, que incluem a campanha educativa, estão aliadas aos serviços de drenagem executados pelo poder público municipal em pontos estratégicos da cidade e que já propocionam impacto positivo para população. Os serviços são executados por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e da Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe).
Em São Luís, existem 60 áreas de risco. Com a campanha, famílias que residem nessas regiões estão sendo orientadas sobre os perigos no período chuvoso. Durante a ação, a Defesa Civil identifica ainda pontos vulneráveis e avalia a necessidade de intervenção.
 
“A prevenção é a melhor opção para evitarmos os acidentes provocados no período chuvoso. A Defesa Civil tem trabalhado em diversas intervenções visando minimizar o impacto que esse período provoca”, destacou a superintendente da Defesa Civil Municipal, Elitânia Barros.
 
PREVENÇÃO
Entre os materiais educativos a serem distribuídos estão folders e cartilhas voltadas para o público infantil. A cartilha elaborada pela Defesa Civil aborda didaticamente os principais perigos ocasionados pelo período chuvoso como, por exemplo, deslizamentos e alagamentos. O livreto também apresenta dicas sobre prevenção de desastres, além de um jogo de palavras cruzadas para que as crianças testem seus conhecimentos sobre o tema abordado. Para Renan Coelho, de 7 anos, a cartilha é uma forma de aprender se divertindo. “Já sei ler e vou aprender muitas coisas”, disse.
 
A Defesa Civil, órgão da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), atende 24 horas por dia, através do telefone 153.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias