Via-Sacra leva milhares de pessoas ao Anjo da Guarda
Cerca de 200 mil pessoas assistiram na sexta-feira ao primeiro dia da Via-Sacra do Anjo da Guarda, que este ano tem como tema “A Face Poética da Verdade”. O cortejo de dois quilômetros passou pelas principais avenidas do bairro
Este ano, “A Face Poética da Verdade”, tema escolhido pelos organizadores, trabalhou a virtude humana. No corredor da reflexão, teve quatro temas: a justiça, a liberdade, o respeito e a honestidade. Cada palco foi representado por uma estátua viva, representando uma virtude, contou a diretora do espetáculo Fátima de Franco.
O cortejo de dois quilômetros passou pelas principais avenidas do Anjo da Guarda, dos quais, 800 participantes representaram personagens bíblicos. O público dividia-se entre adultos, jovens, idosos e até crianças.
Este ano, as sete primeiras cenas foram renovadas pela produção, ao se mesclarem com as clássicas, que fizeram sucesso durante os 35 anos de apresentação. Entre elas, a Anunciação do Anjo Gabriel, o Nascimento de Cristo e a Matança das Crianças por Herodes.
A católica Maria Cecy Almeida, de 70 anos, moradora do bairro Gapara, contou que gosta muito de participar. “Por oito anos venho assistir à Via-Sacra, que além de ser um ato de amor e fé, é também um excelente trabalho artístico. Realmente é de emocionar, a história de Jesus é muito comovente e os atores que se entregaram de corpo e alma nos fazendo chorar.”
A linguagem do Cordel foi outra novidade adaptada para sete cenas da peça, desde o Nascimento de Cristo até a Morte de Herodes. Segundo a diretora Fátima de Franco, o cordel é uma linguagem que aborda a poesia no teatro, e que apesar de ter nascido na Grécia, é uma homenagem ao nordeste. Já os cenários foram montados nos circuitos do Recanto da Paixão, Largo do Teatro, Praça do Anjo e Praça da Ressurreição.
Segurança
Já a segurança do evento foi garantida pelo efetivo de 150 homens da Polícia Militar, e supervisionada pelo coronel Egídio, do CPAM-1, responsável pelo policiamento da área, assim como a presença de agentes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de São Luís e com os fiscais da Secretaria Municipal de Trânsito e transportes (SMTT).
Segundo tenente-coronel Ilmar, comandante da área, devido à grande concentração de pessoas previstas para as duas noites de Via-Sacra, a ação é de cunho ostensiva e preventiva e realizada por meio motorizado, montado, com viaturas, barreiras de contingência e por meio de blitze desencadeadas em todas as áreas de abrangência do evento.
O Corpo de Bombeiros do estado disponibilizou 70 homens e cinco viaturas, sendo uma de emergência, uma de resgate, uma de combate a incêndio e três de apoio, afirmou o comandante Figueiredo Urbano.