PÁSCOA

Via Sacra 2016: A Face Poética da Verdade

Em 2016, o espetáculo Via Sacra comemorará 35 anos e terá como tema “A face poética da Verdade”, com apresentação nos dias 24 e 25 de março

Paixão de Cristo do Anjo da Guarda, 2015
O espetáculo Via Sacra é a um só tempo, fé, integração, socialização, valorização comunitária, criatividade, mobilização coletiva, versatilidade, cultural, orgulho e resistência sociocultural. Na Semana Santa peregrinam pelas ruas do Anjo da Guarda, num percurso de dois quilômetros, milhares de pessoas arrebatadas pela força da fé e do mistério e, envolvidas na fruição da estética da encenação da Paixão de Cristo.

Em 2016, o espetáculo Via Sacra comemorará 35 anos e terá como tema “A face poética da Verdade”, com apresentação nos dias 24 e 25 de março. Com o tema, o Grupo Grita, responsável pelo evento, quer mostrar que duas artes aparentemente distintas, estão mais próximas do que se imagina. Entre apresentações, rimas, métricas, cenas e outros elementos, a poesia e o teatro, se relacionam desde os primórdios de ambas as manifestações artísticas. No início do Teatro Grego, os registros documentados que temos de dramaturgia são em versos.

Em 2016

Hoje são mais de 4.900 pessoas envolvidas diretamente no evento entre elenco, produção, apoio, equipe técnica, comércio informal e profissionais de órgãos públicos que garantem a infraestrutura para a realização do espetáculo, como bombeiros, polícia militar, polícia civil, etc. Trata-se realmente de uma superprodução. Só no elenco deste ano, a Via Sacra terá mais de 800 pessoas atuando: são 120 caracterizadas de povo, além de 150 soldados, 120 crianças e adolescentes que formam um belíssimo balé de anjos, 8 bailarinos, 20 no elenco principal e mais o elenco de apoio.

O Grupo trabalha com a expectativa de que 200 mil pessoas assistam o espetáculo por dia, somando 400 mil expectadores nos dois dias de apresentação.

Paixão de Cristo do Anjo da Guarda, 2015

Novidades

As adaptações do roteiro original ao tema escolhido para este ano ainda está em fase de conclusão, bem como as novidades no que diz respeito à questão cênica e cenográfica.

Nesse contexto, serão mantidas e ampliadas também, as inovações cênicas realizadas nos últimos anos; palco giratório que facilita a dinâmica das cenas e valoriza a cenografia; assim como oficinas destinadas a qualificação da mão de obra dos profissionais envolvidos e interessados, principalmente em arte culinária e afins, e oficinas de interpretação teatral para o elenco em todas as faixas etárias.

Outras novidades estão relacionadas às primeiras cenas da Via Sacra. De acordo com a direção do espetáculo, as sete primeiras cenas foram renovadas, sendo incluídas cenas que fizeram sucesso durante os 35 anos de apresentação, como a Anunciação do Anjo Gabriel, o Nascimento de Cristo, a Matança das Crianças por Herodes.

“Fizemos um mergulho nas edições anteriores e trouxemos algumas cenas que foram bem aceitas pelo público. As sete primeiras cenas ganham destaque nessas novidades, pois valoriza a Mãe de Jesus, a presença da mulher na história de Cristo”, comenta a diretora Fátima de Franco.

Outra novidade que merece destaque é a presença do Cordel nas primeiras cenas, desde o Nascimento de Cisto até a Morte de Herodes, como forma de dialogar com o tema do espetáculo deste ano, que aborda a poesia no teatro.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias