ACESSIBILIDADE

SMTT realiza fiscalização de elevadores da frota de ônibus de São Luís

A ação já fiscalizou um total de 227 ônibus. Desse total, 91 coletivos, que apresentaram problemas de funcionamento nos elevadores

ônibus

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), deu início no mês de fevereiro a fiscalização do funcionamento dos elevadores da frota do transporte urbano de São Luís. A medida visa garantir o direito de acessibilidade ao Sistema Integrado de Transportes de todas as pessoas com deficiências e portadoras de mobilidade reduzida.

A ação, realizada junto com o Procon e a Associação dos Usuários de Transporte Público do Maranhão, já fiscalizou um total de 227 ônibus. Desse total, 91 coletivos, que apresentaram problemas de funcionamento nos elevadores, tiveram o selo de acessibilidade retirado, e receberam o selo C, que indica problema de funcionamento. O prazo para total recuperação da funcionalidade é de 15 dias.

O não cumprimento do prazo previsto para a recuperação do elevador pela empresa responsável implica na retirada de circulação do ônibus e consequente apreensão do veículo ao pátio da SMTT para que sejam cumpridas as devidas exigências relativas à acessibilidade. Até o momento, todos os ônibus que apresentaram falhas nos elevadores cumpriram as determinações de recuperação dentro do prazo.

A ação de fiscalização de funcionalidade dos elevadores dos ônibus da frota do Sistema Urbano Integrado de São Luís é realizada todo início da manhã pela comissão mista de fiscalização, nos pontos finais das linhas, na saída dos veículos, de acordo com cronograma estabelecido. A ação, que já fiscalizou 26% da frota, é permanente, não tem prazo para terminar. Entre as áreas atendidas nesta fase de intensificação de fiscalização, estão Santa Rosa, Turu, Cidade Operária, Cidade Olímpica, Área do Itaqui Bacanga, Bequimão, Vila Palmeira, Campus, Jardim América e São Raimundo.

Frota

A frota urbana de ônibus de São Luís é composta por 890 ônibus e possui 79% da frota adaptada.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias