São Luís sedia Semana de Proteção e Preservação das Águas Doces
O objetivo do evento é conscientizar a sociedade maranhense para o valor e a gestão dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos
Em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22, iniciou nesta sexta-feira a X Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces. O evento realizado no auditório da Casa Civil e no Salão Nobre da Fiema, conta com painéis e rodas de diálogos sobre a temática.
O objetivo do evento é conscientizar a sociedade maranhense para o valor e a gestão dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, além de chamar a atenção para a necessidade de exercer um combate efetivo ao desperdício, nos centros urbanos e, principalmente, na zona rural, através de processos de educação ambiental.
A X Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e da Companhia de Saneamento Ambiental (Caema).
Dia da Água
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo alertar a população mundial sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.
Programação
Sexta-feira (18)
Abertura da X Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces
Painel: A Gestão dos Recursos Hídricos no Maranhão
“Desafios e Perspectivas”
Participantes – Raimundo Medeiros e Kiara Mesquita (Sema): Davi Telles (Caema) – Lucio Macedo (Uema) – Sinduscon
Segunda-feira (21)
– Roda de Diálogo: “Gestão do Parque Estadual do Bacanga”
Participantes: Carlos Rogério Araújo (Caema) – Janaína Dantas (Sema) – Diogo Diniz (Semurh) – Rede Coroado de Natal – Associação Comunitária Itaquí/Bacanga – Prof. Leonardo Soares (Ifma)
Terça-feira (22)
Painel: Estudos Hidrológicos e Hidrogeológicos
Participantes: Luiz Alexandre Raposo (Sema e Janio Lima (Crea)
Palestrante – Vladimir Puntel – Companhia de Saneamento Ambiental – DF
Lançamento da Política Ambiental da Caema e do Plano de Proteção de Nascentes – Davi Telles