DIA DO SANTO

São Longuinho e os três pulinhos

No dia do santo do departamento celestial dos achados e perdidos, conheça a origem dessa superstição

Foto: Reprodução.


Reprodução

Gian Lorenzo Bernini, São Longino, esculpida entre 1633 e 1639, na Basílica de São Pedro no Vaticano

Quem nunca passou por aquele momento de frustração ao perceber que perdeu algum objeto? E o que é pior, você está convicto que tal objeto perdido está em um local de fácil acesso, mas mesmo assim você não o encontra? Nessas situações, é muito comum recorrer ao departamento celestial dos achados e perdidos, através de São Longuinho. A promessa é que com ‘três gritinhos e três pulinhos’ o santo ajuda a encontrar o objeto perdido.

Essa forma um tanto pitoresca de agradecer por encontrar algo que foi perdido, tem origem desconhecida, ninguém sabe de onde veio essa superstição saltitante. Muitos especulam que seja algo relacionado à Trindade.

O Santo é comemorado no dia 15 março. Segundo relatos da Igreja Católica, “Longuinho” foi o soldado romano que perfurou Jesus com uma lança no momento da crucificação. Sempre frequentou as grandes festas romanas e por ser de baixa estatura, avistava os objetos perdidos embaixo das mesas e devolvia aos convidados.

Foto: Reprodução.


Reprodução

Missas e procissão realizadas ao santo na Igreja em Guararema, São Paulo

Sua história é citada no Novo Testamento por Mateus (27:54), Marcos (15:39) e Lucas (23:47). Ao perfurar Jesus, um jato de sangue e água caiu nos seus olhos, curando a cegueira espiritual. Longuinho se converteu, virou monge, ao ser descoberto pelos romanos, foi decapitado como outros mártires do cristianismo.

São Longuinho é muito comum na Espanha e no Brasil – mas aqui só existe uma igreja com sua imagem, em Guararema, interior de São Paulo. Ao encontrar o objeto perdido de forma ‘mágica’, não se esqueça de dar três pulinhos e três gritinhos.

Oração a São Longuinho

“Ó glorioso São Longuinho, a vós suplicamos, cheios de confiança em vossa intercessão. Sentimo-nos atraídos a vós por uma especial devoção, sabemos que nossas súplicas serão ouvidas por Deus nosso Pai, se vós tão amado por Ele, nos fizer representar. Lembrai-vos São Longuinho, prodigiosamente tocado pela graça de Jesus agonizante, em sua última hora, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que recorrem a vossa proteção, fosse por vós desamparado. Assim, dignai-vos interpor em meu favor, vossa valiosa intercessão perante Deus, para que me conceda viver e morrer como verdadeiro cristão, e me auxilie a encontrar o objeto que tanto necessito. Amém. Dizer o nome do objeto que procura e rezar um Pai Nosso e uma ave Maria”.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias