A Prefeitura de São Luís realizou na manhã desta segunda-feira, o lançamento do edital de licitação do Sistema de Transporte Público de São Luís.
O evento contou com a presença do prefeito Edvaldo Holanda Júnior, o secretário municipal de trânsito e transporte (SMTT), Canindé Barros, o vereador Pavão Filho e demais autoridades.
Com o edital, a prefeitura abriu espaço de livre concorrência para que empresas possam administrar a sistema de transporte público na capital maranhense.
O atual sistema de transporte da cidade conta com 27 empresas e 874 ônibus, com 168 linhas, atendendo aproximadamente 550 mil usuários, com estimativa de 6,4 mil viagens diariamente.
A gestão municipal aponta que a licitação traz benefícios como a quebra de monopólio e a substituição imediata de cerca de 200 coletivos.
O edital será publicado ainda hoje. Após a assinatura da licitação, dentro de um ano, todos os coletivos devem ser climatizados. “Nós sabemos da sensibilidade do tempo, mas precisamos continuar caminhando e honrando os compromissos firmados”, pontuou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
De acordo com o secretário da SMTT, para chegar até o edital de licitação a prefeitura teve que percorrer um longo caminho. Pois muitas etapas tiveram que ser cumprida desde a bilhetagem eletrônica até o Bilhete Único. “A população não acreditava que este edital de licitação iria sair. Mas para chegarmos aqui teve que haver uma implementação e requalificação da bilhetagem eletrônica, recarga embarcada e bilhete único. Essa licitação vai ser o diferencial para o transporte coletivo em São Luís”, ressaltou.
O novo sistema contempla as funcionalidades já existentes, como o Bilhete Único de Integração Temporal e a recarga embarcada e a biometria facial (que combate as fraudes no uso dos benefício de meia passagem e gratuidade), além da substituição imediata de cerca de 200 ônibus com idade fora da média recomendada pelo edital; acessibilidade em toda a frota; inserção, no sistema, de ônibus biarticulado; substituição gradativa da frota convencional por ônibus com ar-condicionado, com 180 climatizados já no primeiro ano de vigência do contrato.