Novenário de São José de Ribamar inicia festejo ao padroeiro
A programação se estende até o dia 19, com uma procissão às 16h encerrando com uma Missa Campal celebrada pelo arcebispo de São Luís Dom José Belisário
Iniciou nesta quinta-feira o Novenário em louvor a São José de Ribamar, padroeiro do estado do Maranhão. O festejo será realizado no Santuário Arquidiocesano do município que leva o nome do Santo. A programação se estende até o dia 19, com uma procissão às 16h encerrando com uma Missa Campal celebrada pelo arcebispo de São Luís Dom José Belisário.
Por ocasião do Ano Santo da Misericórdia, o Ministério de Coroinhas do Santuário, em parceria com a articulação arquidiocesana, promoverão sua primeira romaria, que acontecerá no dia 12 de março, saindo da praça verde, na MA-201, em direção à igreja matriz de São José de Ribamar.
Segundo a organização do evento, são esperados coroinhas de várias cidades do Maranhão, que juntos refletirão sobre as obra de misericórdia. “Nosso propósito é peregrinar rumo à porta santa, rezando e pedindo paz e misericórdia ao nosso estado”, explica o coordenador local do evento, Fernando França.
De acordo com uma lenda, um navegador português, após ter se desviado de sua rota, esteve prestes a naufragar, em plena baía de São José, por causa de uma tempestade. Tendo invocado a intercessão do santo, o navegador viu a tempestade cessar. Grato pela ajuda de São José decidiu erguer uma capelinha de frente para o mar. Para isso, trouxe de Portugal uma imagem de São José.