BELEZA

Mulheres maranhenses buscam naturalidade nos cabelos com cachos

No Beco Catarina Mina, localizado no Centro Histórico, há o salão Afro Zindse, especializado nesse segmento

Negras - Cachos - Cabelos -
A busca pela naturalidade dos fios está crescendo nos salões de São Luís especializados em cabelos cacheados. A tendência é abrir mão da química e realçar a beleza dos cachos. A professora Roseana Paiva, ainda na adolescência, fez o seu primeiro alisamento nos cabelos, algo que se arrepende, e agora tenta resgatar as madeixas naturais que tinha antes do processo químico.

“Creio que alisei por questão de influência, mas, mesmo assim, não estava satisfeita com o meu cabelo, porém, continuava alisando com a esperança de ficar mais bonito. Me arrependo de ter alisado, gosto dos meu cachos e agora quero continuar com eles. Tudo é uma questão de amadurecimento, e ainda bem que temos salões especializados”, comentou Paiva.

No Beco Catarina Mina, localizado no Centro Histórico, há o salão Afro Zindse, especializado nesse segmento. No local, especialistas buscam ressaltar a beleza dos fios, para isso acessórios e penteados são pensados especialmente para os cabelos crespos. “Sou uma profissional, sei fazer alisamentos, luzes,mas aqui me especializei nos cabelos crespos. Essa é a diferença do salão afro, pois estamos voltados para os cabelos crespos”, afirmou a proprietária Rosa Lina de Oliveira.

Negras - Cachos - Cabelos -
Ela trabalha neste segmento há mais de 30 anos. Natural da cidade de Pedreiras, afirmou que começou a mexer com cabelos ainda criança, quando tinha seis anos de idade. “Naquele tempo, era algo de herança, aprendi com minha avó, fazendo tranças. Hoje percebo que nasci para fazer cabelos.” Mesmo sendo maranhense, Rosa Lina começou a trabalhar nos salões de Brasília, na época que morou na capital do país. Depois trouxe seu trabalho para São Luís. “Tenho uma clientela muito boa, atendo homens e mulheres. Tem pessoas de fora do estado que gostam do meu salão, fico feliz de fazer esse trabalho”, contou.

No Maranhão, cerca de 74% da população é negra, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Mesmo diante desse quantitativo, havia poucas opções voltadas para o segmento da beleza negra.

A empresária Josy Dominice, assim como Rosa Lina, apostou e resolveu investir em um salão voltado para o cabelo crespo, o Cachearte, localizado no Vinhais. “Enquanto mulher de cabelo cacheado, eu sempre sentia dificuldade de encontrar locais e profissionais especializados nos cuidados aos nossos cabelos, então, percebi isso no mercado e me especializei para oferecer esse serviço que não tinha”, afirmou.

Dominice ressaltou também as vantagens do cabelo natural e enfatiza que a naturalidade dos fios serve de identidade e representação. “Não precisa colocar química, podem cuidar em casa, uma forma cômoda, não precisa ser escrava de salão. É um ato político, as pessoas negras servem de representação para outras pessoas, mostrando a beleza que ela tem. Não pela moda, mas, sim, aceitar e amar como você é, até porque nenhuma química vai modificar a raiz do seu cabelo”, pontua.

Especializada em corte e tratamentos voltados para os cabelos afro, ela também dá dicas e consultoria a clientes e internautas de como cuidar dos cachos e mantê-los soltos e bonitos. Seja na fase de transição ou quando o cabelo já está completamente sem a química, a cabeleireira afirma que hidratação é o principal cuidado que se deve ter.

Naturalmente volumoso e ressecado, o cabelo crespo precisa de hidratação para não se arrepiar. Deixar os cabelos crespos livres é libertar as mulheres da ditadura da escova e da chapinha.

Negras - Cachos - Cabelos -
Cuidados essenciais

Mantenha cachos definidos com um ativador de cachos. Leve o produto na bolsa e borrife de vez em quando ao longo do dia.

• Combata o ressecamento fazendo hidratações semanais. Prefira as máscaras de aminoácidos do trigo e manteiga de karité.

• Para conter o volume, espalhe três gotas de óleo de silicone no cabelo molhado. Retire o excesso de umidade amassando os fios com uma toalha e use o difusor.

• Se quiser deixar secar ao natural, tudo bem: é só espalhar leave-in disciplinador de cachos no cabelo úmido.

• Use diariamente um cosmético redutor de volume à base de aloe vera e proteínas – que mantém a hidratação e doma a cabeleira.

• Três vezes por semana, em casa, aplique máscara com óleo de buriti ou azeite de oliva. No salão, a cada 15 dias, hidrate com queratina vaporizada ou máscara de chocolate. Ambos ajudam os crespos a ficarem suaves.

• Preserve a oleosidade natural: antes da lavagem, passe um pouco de óleo de silicone a partir de dois dedos da raiz. Depois, use o xampu e o condicionador normalmente.

• Para um ondulado perfeito, aplique no cabelo ensopado o equivalente a uma moeda de R$ 1 de gel modelador e, por cima, uma bola (de tênis) de mousse. Amasse com uma toalha e deixe secar naturalmente.

• Adote pente de madeira de dentes largos para desembaraçar os fios úmidos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias