SEGURANÇA PÚBLICA

Governo do Maranhão promove capacitação a agentes penitenciários temporários

Cerca de 40 agentes penitenciários temporários e auxiliares penitenciários receberam treinamento sobre uso progressivo da força, mediação de conflitos e manuseio de agentes químicos

Treinamento de agente penitenciários
Uso progressivo da força, mediação de conflitos e manuseio de agentes químicos são algumas das disciplinas ministradas no Curso de Capacitação destinado a 40 agentes penitenciários temporários e auxiliares penitenciários, iniciado nesta terça-feira (8), no auditório do Presídio São Luís I (PSL I).

Ofertado aos agentes penitenciários temporários e auxiliares penitenciários aprovados no processo seletivo, o curso é realizado em dois momentos, teórico e prático, ocorridos quase simultaneamente.

No primeiro dia da capacitação o curso foi ministrado pelo agente penitenciário Marcelo Serra, que discorreu sobre a legalidade do uso progressivo da força, não podendo infringir nenhuma lei da constituição na sua ação. “A importância desse aprendizado é o poder e autoridade do estado sendo empregado de maneira legal, humana no intuito de instruí-los a fazer, da melhor maneira possível, o trabalho ao qual foram designados”, disse Marcelo.

Já no segundo dia, nesta quarta (9), os agentes e auxiliares receberão aulas de mediação de conflito, onde os alunos serão orientados a como lidar com situações adversas intra e extramuros; e manuseio de agentes químicos. “O papel do mediador de conflito é estimular as partes a desenvolverem soluções consensuais para o momento adverso”, explicou Serra.

Em relação aos agentes químicos será feita uma abordagem sobre o princípio ativo deles e a maneira correta de usá-los. Os servidores receberão instruções, por exemplo, da maneira correta de manusear o spray de pimenta. Na mesma linha, aprenderão sobre os chamados ‘armamentos de distração’, como o gás lacrimogênio e sua funcionalidade.

O auxiliar penitenciário Jheymerson Carvalho falou da importância da qualificação ofertada aos servidores. “É importante porque nos garante conhecimento sobre nossas funções e como desempenha-las de forma eficiente, sem desrespeitar ninguém e de maneira humanizada”, anotou Carvalho.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias