LITORÂNEA

Feriado prolongado deixa a cidade e as praias vazias

Toda semana santa, o cenário é o mesmo na capital maranhense: muita gente viaja e a cidade fica vazia. Nas praias, o movimento foi bastante fraco, frequentada por praticantes de esportes

Esporte - Futebol - Praia - Litorânea
Algumas das principais avenidas de São Luís estiveram com pouca movimentação de veículos na sexta-feira da paixão (25). Neste período, a cidade fica praticamente deserta, pois muitas pessoas aproveitaram a semana santa para viajar. Quem ficou na capital acabou aderindo à orla marítima, seja para pegar aquele bronze ou se exercitar.

Em alguns pontos da Avenida Litorânea, a situação era tranquila, mas em outros próximos ao parquinho, muitas famílias vieram até o local para curtir o feriadão. Foi o caso da dona de casa Lucelma Lima, que veio com o marido e filhos. “Como não viajamos, aproveitamos para sair da rotina e curtir esse sol e o mar. As crianças gostam e acabo trazendo elas para brincar”, afirmou.

Não somente a população de São Luís foi à praia, turistas de Teresina, que têm parentes na capital maranhense, desfrutaram do litoral. “Já morei aqui em São Luís e tenho familiares aqui, então, com esse feriado, vim para ficar com a família e visitar pontos turísticos. Essa orla é minha paixão. No Piauí tem litoral também, mas gosto muito daqui”, afirmou Afonso Júnior.

Corrida - Litorânea -
Dia de atividades físicas

O calçadão da Litorânea foi o local preferido para quem optou por praticar atividade física. Era caminhada, ciclismo e até atletismo. Folga no trabalho, mas para o corpo foi dia de treino para a advogada Elys Almada. “Mesmo no feriado, a gente não pode perder o ritmo. Como não fui para academia, vim correr na praia. Temos que manter a forma.”

O ciclismo também foi praticado neste feriadão. Foi o caso de Andrea Cerqueira, que veio pedalar junto com o marido. “Não viajamos e aproveitamos o dia livre para pedalar, o dia está bonito e ensolarado”, comentou. Na faixa de areia da Praia de São Marcos, muitos aproveitaram também para bater aquela bola.

Nos bares, a situação não era muito animadora, movimentação fraca nas vendas, segundo proprietários e funcionários. “Muitas pessoas viajam e o movimento cai, as vendas ficam bem fracas. O que poderia melhorar a situação era se os governantes investissem no turismo na capital. O que poderia atrair o número de pessoas”, disse o funcionário José Silva.

Segurança nas praias

Para dar maior tranquilidade ainda aos banhistas, as praias de São Luís estão todas com equipes do Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMAR) sempre em alerta. O patrulhamento está sendo realizado com quadriciclos e motos aquáticas nas praias de São Marcos, Calhau, Caolho e Litorânea.

As guarnições prestam orientações aos banhistas, sobretudo aos pais, com os cuidados ao entrar na água, observar a maré e a atenção redobrada com crianças e aos locais apropriados para banho. Em casos de afogamento, a orientação é procurar sempre o posto de guarda-vidas mais próximo ou acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias