Espetáculo Via Sacra, no Anjo da Guarda, completa 35 anos
Com o tema “A Face Poética da Verdade”, este ano, o espetáculo, montado pelo Grupo Grita, será apresentado nos dias 24 e 25 de março
Este ano, o espetáculo Via Sacra comemorará 35 anos e terá como tema “A face poética da Verdade”. Na Semana Santa peregrinam pelas ruas do Anjo da Guarda, num percurso de dois quilômetros, milhares de pessoas envolvidas pela força da fé e do mistério e, envolvidas na encenação da Paixão de Cristo.
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, garantiu apoio ao espetáculo. “Além de ser um grande atrativo para os turistas e de ser uma importantíssima manifestação cultural do nosso estado, o espetáculo Via Sacra do Anjo da Guarda oferece oportunidade de capacitação, emprego e renda para toda a comunidade. É claro que tem o nosso apoio”, frisou o secretário Diego Galdino.
Hoje são mais de 2.400 pessoas envolvidas diretamente no evento entre elenco, produção, apoio, equipe técnica, comércio informal e profissionais de órgãos públicos que garantem a infraestrutura para a realização do espetáculo, como bombeiros, polícia militar, polícia civil, etc. Trata-se realmente de uma superprodução. Só no elenco deste ano, a Via Sacra terá mais de 800 pessoas atuando: são 120 caracterizadas de povo, além de 150 soldados, 120 crianças e adolescentes que formam um belíssimo balé de anjos, 8 bailarinos, 20 no elenco principal e mais o elenco de apoio.
O Grupo trabalha com a expectativa de que 200 mil pessoas assistam o espetáculo por dia, somando 400 mil expectadores nos dois dias de apresentação. “Fizemos um mergulho nas edições anteriores e trouxemos algumas cenas que foram bem aceitas pelo público. As sete primeiras cenas ganham destaque nessas novidades, pois valoriza a Mãe de Jesus, a presença da mulher na história de Cristo”, comenta a diretora Fátima Di Franco.
Grupo GRITA
Há 41 anos o Grupo Grita vem atuando na comunidade do Itaqui-Bacanga e, especialmente, no bairro do Anjo da Guarda. Sua trajetória é marcada pela aliança entre o espirito crítico e o lúdico, o questionamento e o prazer artístico, a estética e a política, que se unem em produções artísticas e culturais que valorizam o teatro e enfocam as questões cotidianas da comunidade. Neste contexto foi concebido o espetáculo Via Sacra, considerando uma das maiores produções do gênero no Brasil.
O grupo Grita também trabalha a educação e a promoção da cidadania através da arte. São vários cursos, oficinas e produções voltadas para a juventude da Área Itaqui-Bacanga. Muitos destes jovens também participam em vários setores da produção da Via Sacra.