Dia do artesão é comemorado com programação especial no Ceprama
O Dia do artesão é comemorado nesta data por ser o dia de São José, marceneiro reconhecido como primeiro artesão da história da humanidade e padroeiro dos artesãos.
O Dia do artesão é comemorado nesta data por ser o dia de São José, marceneiro reconhecido como primeiro artesão da história da humanidade e padroeiro dos artesãos. O secretário da Cultura e Turismo, Diego Galdino, destacou que realizar uma programação especial faz parte da política de incentivo à produção artesanal desenvolvida pelo Governo do Estado. “Nós reconhecemos o artesanato como ferramenta de promoção do Estado e também como importante meio de geração de emprego e renda para milhares de cidadãos. Exemplo disso é que no ano passado, o Governador Flávio Dino sancionou a lei de criação do Programa do Artesanato Maranhense visando o incentivo e amparo dessa função tão importante para nossa cultura”.
Durante o sábado, artesãos de todas as partes do estado, estudantes e visitantes poderão participar da programação que se inicia às 10h com mesa de abertura seguida pela roda de Diálogo sobre o Programa Mais Artesanato, sua aplicação e ações, além de diálogos sobre salvaguarda da identidade do artesanato e profissão de artesão. A apresentação “Fazeres dos mestres artesãos maranhenses” vai levar para o Ceprama uma demonstração de como são produzidas cada tipologia de artesanato desenvolvida no estado. O encerramento fica por conta do tambor de crioula do Mestre Amaral às 15h, mas durante todo o dia será possível visitar a exposição fixa dos artesãos do Ceprama.
“O Artesanato produzido no Maranhão se destaca pela sua criatividade, variedade de matéria prima e originalidade. Sua importância atravessa o campo histórico, social, cultural e econômico, na medida em que gera renda e aquece a economia de cada localidade”, destaca a coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) no Maranhão, Viviane de Jesus.
Ainda segundo Diego Galdino, a oportunidade também marca a valorização dos profissionais que vivem de retratar os costumes e a cultura maranhense. “O Artesanato é um patrimônio de nossas origens. É uma forma de manter as tradições e aquecer a economia durante todas as épocas do ano”, afirmou o secretário.
O Centro de Promoção do Artesanato (Ceprama) fica na Rua de São Pantaleão, número 1232, Bairro da Madre Deus, São Luis. Não é preciso inscrição prévia para participar do evento.
Programação
10h – Abertura do Evento
· Secretário de Estado de Cultura e Turismo – Diego Galdino
· Vice-Presidente da Federação Maranhense dos Artesãos – Kátia Neves
10h40 – Roda de Diálogo – Programa Mais Artesanato
· “A Lei Estadual nº 10.402/2015, que criou o Programa Mais Artesanato”
· “Artesanato: resgate e identidade”
11h30 – Abertura da Exposição de Artesãos do Município de São Luis e de Associações;
12h – Intervalo para almoço
14h – Apresentação “Fazeres dos Mestres Artesãos Maranhenses”
15h – Encerramento – Apresentação cultural – Tambor de Crioula do Mestre Amaral