Combate ao Aedes aegypti é intensificado em órgãos públicos
As atividades de prevenção e combate são promovidas pelo TRT-MA, em parceria com a SES, Forças Armadas e secretarias municipais de cada cidade
Como parte das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, o Governo do Estado intensificou as parcerias com órgãos públicos de todo o Maranhão com o intuito de conter a proliferação do vetor e diminuir os casos de Dengue, Chikungunya e do Zika vírus.
Nesta semana, começaram as atividades de prevenção e combate promovidas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT–MA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Forças Armadas e secretarias municipais de cada cidade que possua um dos 16 fóruns trabalhistas distribuídos no Maranhão.
A operação começou por São Luís, no dia 22, com a realização do ‘Dia D’ de combate ao mosquito no Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho na capital. A expectativa é que a ação seja realizada nas demais cidades até o final deste mês. Todas as atividades integram a campanha nacional, ‘O Judiciário no Combate ao Mosquito’, lançada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Ministério da Saúde (MS).
Em São Luís, a programação contou com palestras sobre prevenção e cuidados no combate ao mosquito, voltadas para os servidores do TRT e usuários dos serviços do órgão. Além das palestras, foi realizada uma inspeção nas áreas externas do fórum por agentes comunitários de saúde e endemias do município de São Luís, técnicos da SES e militares do exército.
“Aderimos à campanha nacional em todas as instalações do tribunal no Estado, realizando um trabalho de divulgação para os magistrados e servidores, aproveitando para mobilizar também nossos usuários: reclamantes, reclamados e advogados. Estamos colaborando em um trabalho conjunto, que só tem eficácia se for realizado de forma constante e coletiva entre o poder público e a população”, considerou o juiz Bruno Montejunas.
O secretário-adjunto de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Arnaldo Muniz Garcia, contou que o governo já produziu um milhão de panfletos e 100 mil cartazes, dentro do Plano Estadual de Enfrentamento ao Aedes aegypti, para desenvolver ações de mobilização e educação em saúde, a exemplo da realizada pelo TRT-MA.
“Estamos mobilizando o maior número de órgãos e representações sociais no sentido de colaborar e disseminar a importância desse combate de forma regular. Já foram desenvolvidas ações como essas em vários órgãos públicos para expandir o conhecimento sobre o controle do vetor e formação de multiplicadores, visando conscientizar a todos sobre a importância da eliminação dos possíveis criadouros. Não iremos parar até eliminarmos esse mosquito no nosso Estado”, justificou Arnaldo Muniz.