Centro para tratamento de crianças com microcefalia é inaugurado em São Luís
Com a inauguração do Ninar, serviços que já eram prestados às crianças com microcefalia em locais diferentes de São Luís, serão integrados em um único espaço
Inaugurado nesta segunda-feira, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar) prestará tratamento especializado às crianças com microcefalia em São Luís.
Com a inauguração do ‘Ninar’, vários serviços que já eram prestados pelo governo às crianças com microcefalia em locais diferentes de São Luís, serão integrados em um único espaço, para maior facilidade de acesso e comodidade às crianças e suas famílias.
No centro serão disponibilizados tratamentos especializados com corpo clínico formado por pediatras, neuropediatras, oftalmologistas e geneticistas. A equipe multidisciplinar do Ninar é composta por fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais.
O Ninar possui sete consultórios e duas salas de acolhimento, além de espaços para reabilitação em fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Exames de apoio diagnóstico como análises clínicas, ultrassonografia, entre outros, serão somados ainda a uma área disponibilizada a grupos de pesquisas científicas sobre doenças neurológicas, que foi criado por meio de parceria do Governo com instituições de ensino superior do Maranhão e de São Paulo, permitindo a troca de conhecimento constante entre os profissionais dos dois estados que se reverterá em aplicações de técnicas e tratamentos de ponta aos pacientes do centro.
O secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, explicou que o Ninar atuará em três dimensões: do cuidado no tratamento das crianças e acolhimento de suas famílias, da capacitação aos demais profissionais do Estado tornando-os multiplicador de conhecimentos, e também na dimensão da pesquisa sobre a microcefalia e demais doenças neurológicas.
“A intenção maior do Ninar é acolher as crianças maranhenses com microcefalia, disponibilizando o tratamento necessário e assistência às suas famílias. Essas crianças estão nascendo em todo o nosso Estado e precisamos estar preparados para prestar os atendimentos necessários a todas elas. São essas crianças que nos motivam”, destacou Marcos Pacheco.
Atendimento
O Ninar vai disponibilizar um serviço de Call Center, por meio dos números telefônicos (98) 3232-6635 e 3232-6566 (que também aceitará ligações a cobrar), para o atendimento aos profissionais de saúde de todos os hospitais do Maranhão, permitindo que esses profissionais realizem as marcações de consultas e demais tratamentos das crianças de cada município. Será um canal aberto para troca de informação de todos os procedimentos, atendimento e encaminhamento.
Durante a inauguração, a SES distribuiu o ‘Manual de identificação e acompanhamento intrahospitalar dos casos de microcefalia e referenciamento ao seguimento para estimulação precoce’, que unifica as informações de todos os procedimentos, protocolos e tratamentos às crianças com microcefalia. O manual é destinado a todos os profissionais de saúde do Maranhão.
Além da capital São Luís, o governo também disponibilizará outros pontos de referência para atendimento aos bebês, a exemplo do Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz, que integra a rede estadual de saúde, e também a Maternidade Carmosina Coutinho em Caxias, em parceria com o município.