PARCERIA

Campanha Todos por São Luís Lilás em parceria com o Hospital Aldenora Bello

Além das ações no Hospital Aldenora Bello, as Unidades Básicas de Saúde oferecerão até o dia 31 de março atendimento prioritário as mulheres que necessitam fazer o exame ginecológico preventivo

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), promove durante o mês de março – com exceção do Sábado de Aleluia (26) – a ação “Todos por São Luís Lilás”, como parte da campanha Março Lilás, executada em parceria com a Fundação Antônio Jorge Dino, que mantém o Hospital do Câncer Aldenora Bello.

“É uma satisfação consolidar parceria com o Hospital Aldenora Bello em uma ação tão importante como a de prevenção ao câncer de colo do útero. Somadas as diversas ações do município no cuidado à saúde da mulher, estaremos unidos nesta parceria para ampliar o atendimento a população”, afirmou o prefeito Edivaldo.

O ponto alto das atividades ocorrerá sempre aos sábados. Na programação deste sábado (5), haverá diversas atividades de orientação sobre a doença causada pelo Human Papiloma Virus (HPV). Serão realizadas palestras, vacinação contra o HPV e exames preventivos, como o Papa Nicolau, das 8h às 12h, no Hospital Aldenora Bello, localizado no bairro do Apeadouro.

TRANSPORTE ESPECIAL

A cada sábado do mês, a Prefeitura de São Luís disponibilizará transporte especial para mulheres de uma comunidade da Zona Rural. Neste sábado (5), serão beneficiadas as mulheres que residem no bairro Coquilho.

A coordenadora do “Programa Todos por São Luís” e primeira-dama, Camila Holanda, enfatiza a importância da prevenção. “Para nós, é muito importante despertar nas mulheres o desejo de se cuidar e de se prevenir, para que no futuro não sejam vítimas dessa doença. Mais uma vez, o poder público municipal está cumprindo o seu papel de alertar as mulheres para a prevenção do câncer de colo do útero”, declarou.

PRIORIDADE

Além das ações no Hospital Aldenora Bello, as Unidades Básicas de Saúde oferecerão até o dia 31 de março atendimento prioritário as mulheres que necessitam fazer o exame ginecológico preventivo.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o câncer do colo do útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano – HPV. O tumor no colo uterino é o terceiro tipo mais frequente na população feminina – atrás do câncer de mama e do colorretal – e a quarta principal causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer. Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica deste exame.

Segundo a médica oncologista idealizadora da campanha e diretora do Hospital do Câncer Aldenora Bello, Rachel Cossetti, a prevenção é a principal arma para combater esse câncer: “As mulheres precisam ser conscientizadas desde cedo da necessidade de prevenção, da vacina contra o HPV e da realização de exames periódicos que podem diagnosticar precocemente a doença”, esclarece. Conforme registros do hospital, em 2015, foram confirmados 550 novos casos deste tipo de câncer no Maranhão.

Assim como as campanhas “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, o Março Lilás veio para reafirmar a importância da prevenção do câncer, especialmente o câncer do colo de útero, um dos tipos mais agressivos.

O Programa Todos por São Luís é uma realização da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação e as demais secretarias municipais. A campanha Março Lilás tem ainda apoio da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias