O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ-MA) realizou na manhã de hoje, em São Luís, a apreensão de oito balanças irregulares feiras de São Luís. A ação faz parte de uma operação especial de fiscalização denominada “Operação Semana Santa” e contou com a participação da Polícia Civil, por meio da Delegacia do Consumidor.
Esta operação visa intensificar a fiscalização de balanças neste período em que aumenta o consumo de pescado na cidade com o intuito de verificar a precisão das balanças. “Estamos intensificando nas fiscalizações esta semana nas feiras nestes dias que antecede a semana santa. O objetivo é garantir que o consumidor não seja lesado e adquira produtos pesados de forma correta e precisa”, explicou o diretor técnico do Inmeq-MA, Zois Gantzias.
Uma das balanças, por exemplo, apresentou erro na pesagem com diferença de 150 gramas. Ou seja, em vez um quilo, o consumidor na realidade estava comprando 850 gramas. “É importante que a sociedade saiba que estes órgãos do governo estão atentos e as vezes desenvolvem operações em conjunto com o objetivo que é o de defender o consumidor”, observou o delegado da Delegacia do Consumidor, Manoel Almeida Neto, ressaltando a importância das operações conjuntas entre os órgãos visando evitar fraudes ao consumidor.
De acordo com os fiscais do Inmeq-MA, as principais irregulares detectadas nas balanças apreendidas foram a falta do lacre de segurança obrigatório do Inmetro e diferença de pesagem.
No primeiro dia de operação, as equipes de fiscais percorreram as feiras da Cohab, Cohatrac, Forquilha, João Paulo, Liberdade e Bairro de Fátima. A Operação Semana Santa terá prosseguimento nesta quarta-feira, 23.