Ações educativas celebram o Dia Mundial da Água
Os jovens participarão de reconhecimento ecológico do Parque e de plantas nativas, de oficinas de plantio de árvores e de palestras para diferentes públicos
Como ações em comemoração ao Dia Mundial da Água, será realizado no Parque do Bom Menino, região central de São Luís, uma série de atividades alusivas à data. Cerca de 400 estudantes da rede pública do centro de São Luís e dos bairros adjacentes participam das atividades, que tem início às 9h e vão até 17h.
As ações são voltadas para crianças de 3 a 10 anos, e jovens de 11 a 17 anos, que participarão de reconhecimento ecológico do Parque e de plantas nativas, de oficinas de plantio de árvores e de palestras para diferentes públicos. Além disso, a Semmam fará doação de mudas de plantas frutíferas, durante o evento.
O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992. Todos os anos a data é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionadas a esse importante bem natural.
Palestra
Ainda em comemoração, aconteceu nessa segunda-feira, dia 21, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), o “I Seminário sobre Sustentabilidade dos Mananciais do Município de São Luís”.
A pós-doutora Flávia Mochel, responsável pelo Laboratório de Manguezais e coordenadora do Centro de Recuperação de Manguezais da Ufma (Cermangue), apresentou a palestra “A Relação entre os mananciais e os manguezais de São Luís”, explicando como desenvolver educação ambiental em Áreas de Preservação Permanente do tipo manguezal. Premiada internacionalmente por suas pesquisas voltadas para o mangue, Flávia destacou a importância desse ecossistema e filtro natural, que impede o processo de erosão dos rios, garantindo a vida e a qualidade da água na zona costeira.