Turistas serão recepcionados com personagens do carnaval de São Luís
O objetivo é ambientar os visitantes em relação aos ritmos, cores e alegria da folia momesca
Como tradicionalmente ocorre no período de festas carnavalescas, os turistas que chegarem a São Luís pelo aeroporto terão uma recepção especial. O objetivo é ambientar os visitantes em relação aos ritmos, cores e alegria da folia momesca. A operação acontecerá sempre das 11h às 18h.
A ideia é fazer com que os visitantes conheçam, logo na chegada, o clima alegre e contagiante que existe em São Luís durante uma das principais festas populares que é o Carnaval. “É preciso mostrar para o turista toda a nossa alegria, nosso colorido. Além disso, momentos como esses são propícios para divulgar a cultura local. Ações assim mostram como são fortes nossos traços culturais e demonstram a hospitalidade do nosso povo”, disse a Secretária de Turismo, Socorro Araújo.
Para isso, não serão poupadas serpentinas, confetes, máscaras, fofões e personagens dos blocos tradicionais. “Queremos uma recepção calorosa, uma acolhida aconchegante. Essa é a determinação do prefeito Edivaldo”, destacou a secretária.
Além dos personagens carnavalescos e das marchinhas, a equipe da Setur comunica que a Central de Informações Turísticas, localizada na Praça Benedito Leite, funcionará durante todos os dias de carnaval, das 8h às 12h, para dar suporte aos turistas que visitam o Centro Histórico.
SAÚDE
Para conscientizar turistas sobre a necessidade de prevenção DSTs/Aids e hepatites virais, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), intensificará a partir desta quinta-feira (4) as atividades de orientação aos turistas no Aeroporto Marechal Hugo Cunha Machado (Tirirical).
A campanha “Em meio a cores e diversidades, todos pela prevenção” começou na temporada de pré-carnaval, com a abordagem do público nos blocos. A prioridade é conscientizar jovens na faixa etária entre 15 a 24 anos e sexualmente ativos, que são estimulados a adotar o hábito do uso da camisinha nas relações sexuais, e fazer a teste para a detecção da infecção pelo vírus HIV.
De sexta-feira (5) até o encerramento da folia na terça-feira (9), a campanha preventiva será concentrada no circuito Madre Deus e Passarela do Samba, onde também será disponibilizado o teste rápido. Os casos positivos serão encaminhados para tratamento na rede municipal de saúde.
A ação da Prefeitura conta orientações sobre prevenção, distribuição de preservativos femininos e masculinos, além da oferta do teste rápido que detecta o vírus HIV.
QUEDA
Dados da Secretaria Municipal de Saúde indicam 7.122 casos de Aids notificados (1985 a 2015), na capital maranhense, sendo 63% do sexo masculino e 37% do sexo feminino. Nos últimos três anos, foram registrados 669 (2013), 581 (2014) e 320 (2015) casos, respectivamente.
A significativa queda na taxa de incidência registrada em 2015, com 29,7 casos para cada 100 mil habitantes, deve-se à ampliação das ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e assistência, realizadas pela Prefeitura de São Luís, através da Estratégia do Cuidado Compartilhado. O programa referencia os portadores do HIV diagnosticados que não expressam sintomas da Aids – assintomáticos – para tratamento nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Anil e do Lira, e Unidade Mista de Bequimão; e os portadores sintomáticos são direcionados para acompanhamento no Serviço de Atendimento Especializado no Centro de Saúde de Fátima.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, observa que apesar da redução da incidência de Aids, a média de pessoas infectadas ainda é alta e precisa de ações constantes priorizando a prevenção. “Mesmo com a estrutura de atendimento que já conseguimos disponibilizar à população, conforme ações desenvolvidas com o apoio da gestão municipal, a melhor forma de combater a doença continua sendo a combinação do uso da camisinha, com a testagem e o tratamento, mesmo nos portadores assintomáticos. Combater a Aids exige muita responsabilidade e preocupação de todos”, diz.
CARNAVAL
A temporada oficial do “Carnaval de Todos Nós” será realizada de sexta-feira (5) a terça-feira (9) em parceria da Prefeitura de São Luís com o governo do Estado. A programação destaca a diversidade da cultura maranhense. Nos cinco dias de Carnaval, 133 atrações carnavalescas tipicamente maranhenses percorrerão os quatro circuitos oficiais da folia. Estão inclusos na programação 37 Blocos Tradicionais, 12 Blocos Organizados, 10 Escolas de Samba, 13 Tribos de Índio, 11 Blocos Afro, 16 Blocos Alternativos, 30 grupos de Tambor de Crioula e quatro turmas de samba, além de bandas e artistas que farão shows solo.
Serão quatro circuitos, que contarão com 12 palcos para apresentação dos artistas, além de três tendas exclusivamente para apresentação dos grupos de Tambor de Crioula. A programação completa pode ser obtida no hotsite http://carnaval2016.ma.gov.br/.