Enquanto milhares de maranhenses decidiram cair na folia, outros resolveram se retirar durante o período carnavalesco para viver momentos de meditação e espiritualidade.
Centenas de católicos entre crianças, jovens e adultos estão reunidos no Ginásio Castelinho, no Outeiro da Cruz, participando de mais uma edição do “Rebanhão 2016”. Um tradicional retiro de carnaval católico, organizado pelo movimento da Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de São Luís do Maranhão. O evento está em sua 26ª edição, com um tema de reflexão que este ano é “Vê a alegria que Te vem de Deus!”, (Br 4,36b). O Rebanhão iniciou na manhã de ontem e encerra na terça-feira de Carnaval ás 18h30 com a santa missa, celebrada pelo Bispo Dom Belizário. A expectativa é que cerca de 22 mil pessoas passem pelo retiro até o fim do encontro.
De acordo com o coordenador do evento, Rafael Schilbe, que participa da organização há mais de três anos, o principal objetivo do encontro é levar os participantes a terem um momento com Deus e congregar com os irmãos. Em um espaço agradável e seguro para acolher a palavra de Deus.
“São três dias de muita adoração, louvor, animação e descontração na presença do Senhor. Momento de congregar com os irmãos e está na presença do Pai, aproveitar os três dias para refletir, mas com muita alegria e alto astral”, disse.
O Rebanhão conta com uma vasta programação, incluindo pregações com, o arcebispo de São Luís, Dom José Belizário, com os pregadores de renome nacional, os padres Marcos Antônio (CE), Moacir Anastácio, de Brasília (DF) e Antonelo Cadeddu da Itália e que faz parte da Comunidade Renascidos em Pentecostes.
Há ainda oração diária do terço, confissões, missas e momentos de Adoração. O evento conta também, com momentos de grande louvor e animação ao som do Ministério de Música e artes da RCC São Luís, e shows com a Banda Parresia, da Comunidade Católica Shalom e a Banda AMARTE, da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro.
Muitos dos participantes participam pela primeira vez, e nesse primeiro dia ainda estavam sentindo o clima do retiro, como era o caso da estudante Josiane de Jesus, 13 anos, que foi convidada por um coordenador de comunidade. “Estou achando muito bom, tem oração, tem muito louvor e muita alegria. Como participo de um grupo de oração me encontrei neste lugar, irei participar os três dias e provavelmente voltarei ano que vem”, afirmou.
Outros participam anualmente do encontro, como o administrador de empresas Robert Araújo, que quando morava em Teresina, já participava de um evento durante o Carnaval chamado ‘Festival do Senhor’, agora em São Luís desde 2002 começou a participar do Rebanhão. “É uma alegria permanente participar do evento, pois lá fora é uma alegria momentânea, é tudo ilusão. Nada é maior que o amor de Deus, estes três dias aqui podemos ficar bem perto Dele”, finalizou.
SERVIÇO
O Que? Rebanhão 2016
Quando? Até 09 de fevereiro, 7h30 às 17h
Onde? Ginásio Castelinho
Quanto? Entrada gratuita
Louvai e Adorai
No Ginásio do Colégio Dom Bosco, centenas de pessoas encontra-se reunidas, no V Louvai e Adorai. Um retiro organizado pela Comunidade Louvor e Adoração. Esse ano o tema é “Firmes na fé, fortalecidos no espírito, celebrando a vitória.”
Segundo a coordenadora da Comunidade Louvor e Adoração, Carla Baima, o evento tem como objetivo proporcionar às pessoas de todas as idades, um momento de convivência cristã, reflexão e preparação para a quaresma (período de quarenta dias que antecede a Páscoa).
Um local especial e diferenciado foi reservado para as crianças, onde acontece momentos de catequese, louvor e recreação. “O encontro favorece ao povo optar por viver um período diferente ao que é oferecido. Pois o Carnaval além de ser uma festa popular é também um feriadão. Momento para aproveitar os dias de Carnaval com Deus. Algumas pessoas não gostam, outras gostam, mas decidem abrir mão e aproveitar para orar, louvar e adorar ao Senhor”, explicou.
A aposentada Rita Mendes participa do retiro pela segunda vez e disse sentir a necessidade de ficar mais perto de Deus e longe de todo o barulho e confusão que fica a cidade nestes três dias. “Aqui é uma oportunidade de fazer uma reflexão sobre a vida. Fazer um exame de consciência, observar onde estou errando e adotar uma postura diferente. Momento de adorar, louvar e também de se divertir na presença do Senhor”, pontuou.
SERVIÇO
O Que? Louvai e Adorai
Quando? Até 09 de fevereiro
Onde? Ginásio do Colégio Dom Bosco
Quanto? Entrada gratuita