FORA DA FOLIA

Muitos maranhenses preferem ficar fora da folia

Os principais motivos para rejeitarem a festa relacionam-se ao fato de que alguns optam por tranquilidade à agitação. A violência também é impedimento

Selo de Carnaval

Os blocos de carnaval arrastam multidões em várias cidades brasileiras, antes mesmo de a folia começar de fato. Em São Luís, por exemplo, a programação de blocos, para a alegria dos foliões, começa semanas antes da abertura oficial do período carnavalesco: um motivo de festa para uns e de desespero para aqueles que não gostam de carnaval. Enquanto uns curtem a folia, outros preferem ficar em casa.

Muitos maranhenses preferem ficar fora da folia

Os principais motivos para rejeitarem a festa relacionam-se ao fato de que alguns optam por tranquilidade à agitação dos blocos e desfiles de escolas de samba, e outros reclamam do aumento da violência no feriado. Já para os que defendem a folia, as principais razões para gostarem de carnaval são o feriadão prolongado e as oportunidades de descanso. “Eu não gosto do carnaval, nunca gostei, prefiro ficar na minha casa. Pra mim, é uma festa que não tem sentido, um monte de gente nas ruas, correndo riscos, então, prefiro nem arriscar”, comentou seu Wilton Oliveira, de 57 anos.

Há aqueles que alegam falta de segurança nas ruas e, por isso, fazem sua festa em casa mesmo. É o caso de dona Lúcia Rosiane, que tem medo de participar dos blocos e folias das ruas e prefere curtir junto aos seus familiares. “Nós fazemos uma pequena festa em casa mesmo, com segurança e sem riscos. Não gostamos dessas festas na rua, então preferimos nos reunir com nossos familiares e fazer nossa própria alegria.”
Mas há também quem não gosta do carnaval e aproveita para ganhar um dinheiro extra, juntando o útil ao agradável. Dona Wanda Garcês, de 35 anos, não vai ao carnaval, pelo fato de não gostar, mas acaba garantindo um dinheiro extra com os foliões. “Eu aproveito para ganhar um ‘trocado’ no carnaval. Não gosto de sair e ir curtir, então, aproveito o feriado para tirar uma grana extra para minha família, e todo ano é assim”, disse ela.
Enquanto uns ficam pulando, sambando, se pintando e brincando nessa festa popular, muitos outros não querem nem saber disso, se isolam e procuram várias alternativas para não participarem da festa, afinal, o país é democrático e nem todo mundo é obrigado a gostar das mesmas coisas.
Algumas dicas para quem não gosta de brincar o carnaval
Cinema
Ir ao cineminha nessa época é uma forma de fugir da folia, afinal, lá dentro você irá assistir ao filme que escolheu, tem isolação acústica nas salas, então, você não ouvirá o que acontece do lado de fora, vai comer uma boa pipoquinha (para quem pode comer pipoca) e se tiver uma boa companhia, então, melhor ainda.

Viajar
Feriado prolongado é sinônimo de viagem, já é cultural do brasileiro, chega na sexta-feira já fica aquele trânsito nas principais rodovias do país, o segredo é ir para um lugar bem sossegado, que seja só você e a natureza, por exemplo, você poderá até usar aquela velha câmera fotográfica que estava largada para tirar lindas fotos.

Estudar
Essa é uma dica para os mais dedicados, os esforçados, aqueles que gostam de tirar boas notas seja na escola, faculdade ou qualquer outra instituição de ensino. Pegar o carnaval para estudar é uma atividade que requer disciplina, você tem que se desligar do mundo, portanto feche as abas de Facebook e Twitter, não abra o WhatsApp e ponha a cara nos livros.

Ler
Para quem tem o hábito da leitura, esse é um ótimo hobby, adquirir conhecimento é sempre de muita valia. Tire aqueles livros que estão encostados na estante e leia-os, fará um bem danado a sua mente.

Jogar videogame
Junte todos os seus jogos favoritos e jogue todos, faça campeonatos, reúna os amigos que também não gostam de carnaval e se divirtam com esse mundo dos jogos. Pra quem tem o Kinect, a diversão será ainda maior.

Ouvir música
Aproveite para ouvir todas as bandas que curte ou todos os ritmos que gosta, faça um playlist de suas melhores músicas e esqueça o mundo lá fora.

Atividades físicas
Deixa de ser sedentário e faça algum exercício, pedale naquela sua magrela abandonada na garagem, calce seu tênis e corra, nade, faça o corpo se mexer. No Brasil todo tem unidades do Sesc e vários outros clubes. Frequente e pratique um esporte pelo menos, fará bem à sua saúde.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias