Estudantes da rede municipal comemoram aprovação em seletivos estaduais e federais
O 1º lugar no curso de Técnico em Eletrônica do IFMA – Monte Castelo é Júlio Cesar Sousa Silva, de 14 anos, que concluiu o 9º ano na U.E.B. Rubem Teixeira Goulart, na Cohab
Estudantes que concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental na rede municipal de São Luís comemoram a aprovação nos concorridos processos seletivos para ingresso em escolas de Ensino Médio estaduais e federais. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), o Liceu Maranhense e o Sesi são algumas das instituições de ensino que terão, a partir do ano letivo de 2016, egressos da rede municipal em suas turmas de Ensino Médio.
Para o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, a aprovação dos estudantes da rede municipal em processos seletivos concorridos para o Ensino Médio é um reflexo da melhoria da qualidade da educação municipal e do empenho e dedicação dos educadores.
Entre as escolas que registraram elevados índices de aprovação entre os estudantes do 9º ano estão as Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Rubem Teixeira Goulart (Cohab), Ronald Carvalho (Divinéia), Gomes de Sousa (Vila Maranhão), Josué Montello (Coheb/ Sacavém), Ministro Carlos Madeira (Anjo da Guarda), Antônio Vieira (São Cristóvão), Sá Valle (Anil), Alberto Pinheiro (Centro), Menino Jesus de Praga (Vinhais), João do Vale (Povoado Argola e Tambor), Tancredo Neves (Cidade Operária), entre outras.
O 1º lugar no curso de Técnico em Eletrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Monte Castelo é Júlio Cesar Sousa Silva, de 14 anos, que concluiu o 9º ano na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Rubem Teixeira Goulart, na Cohab. “Ele praticamente fechou a prova do Ifma. Ele sabe demais, era o melhor aluno da sala”, elogia Alice Leal Albuquerque,14, estudante da mesma escola e aprovada em 8º lugar para estudar no Liceu Maranhense. Para o futuro, Alice sonha com uma carreira na área de Administração ou Astronomia. “Eu estou determinada a me empenhar ainda mais para alcançar meus objetivos”, garantiu a adolescente.
David Gomes de Jesus, de14 anos, e Gustavo Onassis da Silva Camelo, de 15 anos, também se preparam para começar uma nova etapa. Gustavo foi aprovado em 5º lugar para o Curso Técnico em Agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Polo Maracanã; David, em 3º lugar, para o curso de Técnico em Informática do polo Monte Castelo do Ifma. Para a gestora da U.E. B. Rubem Goulart, Adriana Fajardo, as aprovações refletem de modo positivo a estratégia pedagógica da escola com os estudantes do 9º ano, com foto nesses processos seletivos. “O bom desempenho de nossos estudantes é motivo de orgulho para a escola e para os professores. Nos dá a certeza de que estamos desenvolvendo um bom trabalho e estamos no caminho certo”, disse a gestora.
Conquista
As aprovações são motivo de orgulho também para os pais. O serralheiro Jó Mendes Silva de Jesus, pai de David Gomes de Jesus, diz que o filho sempre teve boas notas. “Esse resultado é fruto de uma semeadura. Estamos sempre motivando e ensinando o David. Ele tem hora pra estudar e para brincar, e por isso sempre estou conversando e orientando”, fala o pai orgulhoso, ressaltando que o filho não se sobressai somente nas notas, mas em muitas atividades desenvolvidas fora da escola.