Ribamar e Paço do Lumiar

Cidades recebem investimentos em abastecimento de água e saneamento

Durante o período foram investidos mais de R$ 20 milhões em obras de recuperação e ampliação, além da implantação de novos sistemas

Até 2014, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, respectivamente 3ª e 7ª maiores cidades do Estado do Maranhão, apenas registravam índices negativos no ranking de Saneamento Básico do Sistema Nacional de Informação (SNIS), sem solução definida para os problemas encontrados.

Com uma população aproximada de 174 mil habitantes, no município de São José de Ribamar apenas 23,04% dos residentes eram regularmente abastecidos com água potável. Em Paço do Lumiar, que possui população aproximada de 115 mil pessoas, cerca de 50,84% das pessoas recebiam água potável, considerando números registrados até 2013.

Em 2015 a Odebrecht Ambiental assumiu a concessão dos serviços de água e esgoto nos dois municípios.

Durante o primeiro ano de operação o foco máximo esteve na recuperação dos sistemas e implantação de novas estruturas nos maiores aglomerados urbanos. “Ao longo de 2015 fizemos diversos reparos e manutenções nas estruturas existentes e que encontravam-se em estado precário. Também implantamos 5 novos sistemas completos, compostos por 6 novos poços, recuperação de 6 reservatórios, 6 km de redes e mais de 2 km de adutoras”, explica Helder Dantas, diretor de Concessão.

As melhorias não pararam por aí, considerando os 236 poços que atualmente estão em operação, foram substituídas mais de 80 bombas, realizadas 620 manutenções em painéis elétricos e executadas mais de 10 mil análises de qualidade da água nos poços e redes de distribuição.

Receberam atenção especial os serviços de correção de vazamentos, trocas de redes e instalação de tratamento de água através de cloração. “Com a implantação do tratamento, a água torna-se segura para consumo por parte dos clientes e pode ser ingerida diretamente da torneira, como utilizamos em nossas sedes administrativas e operacionais”, destaca Dantas.

Resultados comprovados

Os resultados já começam a ser sentidos em bairros como Parque Vitória, Parque Jair, Turiúba, Jardim do Turú, Sede e Moropoia, em São José de Ribamar; além de Maiobão, Alto Laranjal e Pirâmide, em Paço do Lumiar. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto IBOPE, entre os serviços públicos que mais evoluíram no último ano, o abastecimento de água foi o melhor avaliado pelos moradores dos dois municípios, resultado que superou as expectativas da Concessionária.

No caso do Jardim Turú, em São José de Ribamar, em que a própria comunidade operava de forma precária o sistema de abastecimento, a chegada da Odebrecht Ambiental trouxe alívio e garantia do serviço. De acordo com Laércio Pereira de Sales, morador do bairro há 6 anos e voluntário na gestão do sistema, os problemas eram muitos. “No dia em que conseguimos dois ou três baldes de água era uma felicidade. Eu e alguns moradores passamos a ajudar nos cuidados com os poços, mas faltava dinheiro para a troca de bomba e conta de energia. Hoje, um ano após a Odebrecht Ambiental receber o sistema, não temos com o que nos preocupar. Temos água durante todo o dia e a empresa tem uma equipe preparada para fazer toda a manutenção.”

No Maiobão, que concentra a maior parte dos habitantes de Paço do Lumiar, a população também notou a melhora no abastecimento e principalmente a disponibilidade e agilidade das equipes. “O atendimento ao cliente é dos melhores, no meu bairro eu vejo as equipes da Odebrecht Ambiental realizando manutenções no sistema de água e esgoto”, destaca Moreira Neto, morador e dono de um pequeno negócio no bairro.

Diagnóstico do sistema e plano de investimentos

Em um contrato de concessão, todos os investimentos são de responsabilidade da iniciativa privada, que não recebe qualquer contrapartida por parte das Prefeituras. No caso de São José de Ribamar e Paço do Lumiar serão investidos mais de R$ 450 milhões, ao longo dos 35 anos de contrato.

Com o objetivo de realizar ações assertivas e que garantam as melhorias tão desejadas pelas comunidades, a Concessionária realizou um profundo diagnóstico da situação e elaborou todo o projeto de engenharia dos modernos sistemas de abastecimento de água a serem implantados.

O plano de investimento foi delineado com foco nas metas estabelecidas no contrato: em 6 anos levar água tratada e com regularidade (24 horas por dia) para 90% das pessoas residentes na região; no caso do esgoto, em 12 anosoferecer acesso a rede de coleta e tratamento adequado para 80% das residências

“Estamos em fase final do detalhamento das intervenções e dentro em breve apresentaremos o cronograma de obras com foco na universalização dos serviços”, afirma Dantas. O diretor destaca ainda que parte dos investimentos a serem realizados em 2016 terão como foco intervenções emergenciais para melhorar o abastecimento em bairros como Nova Terra, J Câmara, Campinas, São Raimundo, Terra Livre e Canudos, em São José de Ribamar; além de Presidente Vargas, Santa Clara, Sitio Natureza, Tijupá Queimado, Vila Nazaré e Vila Sarney Filho, entre outros em Paço do Lumiar.

Geração de emprego e renda

Com notados benefícios para saúde e qualidade de vida da população, saneamento básico também representa uma fonte importante de geração de emprego e renda. De acordo com relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), para cada 1 milhão de reais investidos em obras de esgoto são gerados 50 empregos diretos e indiretos, além das vagas permanentes em operação.

Em São José de Ribamar e Paço do Lumiar não seria diferente, com a chegada da Odebrecht Ambiental foram criados cerca de 307 empregos diretos e indiretos. Cerca de 85% dos postos de trabalho criados pela Concessionária foram ocupados por mão de obra residentes nos municípios que formam a Ilha de São Luís.

Também é uma preocupação da empresa a formação e especialização destes profissionais. “Trabalhando na Odebrecht Ambiental aprendi sobre instalação e troca de hidrômetro, correção de vazamentos e outras coisas. Ainda quero aprender muito mais”, destaca Georgival de Oliveira Bezerra, 23 anos.

Profissionais com experiência em saneamento básico ou que desejem atuar na área devem ficar atentos, com o avanço das obras e intervenções o número de postos de trabalho deve crescer, principalmente nas empresas parceiras da Concessionária.

Atendimento ao Cliente

Com o objetivo de tirar dúvidas, atender solicitações e resolver demandas dos usuários, a Concessionária disponibiliza contato direto com o cliente através do 0800 771 0001, serviço gratuito para ligações de telefones fixos e móveis, disponível 24h. O atendimento também pode ser realizado de forma presencial em uma das lojas, de segunda a sexta, das 8h às 17h, tanto em São José de Ribamar, na Av. Gonçalves Dias, nº 847, Centro; quanto em Paço do Lumiar, na Av. 9, Quadra 76, nº 15, Maiobão.

Considerando os pontos de contato com o público, apenas em 2015 foram realizados mais de 52 mil atendimentos, que geraram mais de 90 mil ordens de serviços executadas pelas equipes técnicas. Além disso foram instalados mais de 7 mil hidrômetros, dobrando o número de ligações com medição do total de água consumido.

O trabalho da Odebrecht Ambiental está apenas começando. Para atingir as metas estabelecidas pelo contrato, ainda serão implantados mais de 1.400 km de redes de abastecimento de água e coleta de esgoto, estações de tratamento de efluentes, além de um sistema completo de disposição final. Melhorias em busca de saúde, bem estar e qualidade de vida para a população de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, primeiras cidades do Maranhão a atingirem a universalização do saneamento básico.

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