INFRAESTRUTURA

Vila Isabel recebe obras de drenagem e pavimentação asfáltica

A Prefeitura de São Luís está executando um amplo projeto de urbanização de ruas e de drenagem profunda na Vila Isabel. O bairro, que durante o período chuvoso enfrenta sérios transtornos provocados por alagamentos, recebe obras estruturantes e a realização dos serviços que vão proporcionar melhoria da qualidade de vida dos moradores e propiciar um […]

Prefeitura realiza obras de drenagem e pavimentação asfáltica na Vila Isabel

A Prefeitura de São Luís está executando um amplo projeto de urbanização de ruas e de drenagem profunda na Vila Isabel. O bairro, que durante o período chuvoso enfrenta sérios transtornos provocados por alagamentos, recebe obras estruturantes e a realização dos serviços que vão proporcionar melhoria da qualidade de vida dos moradores e propiciar um novo aspecto urbanístico ao local.

Considerada a mais importante obra estruturante da Vila Isabel, os serviços de drenagem profunda estão sendo executados pela Prefeitura de São Luís para solucionar definitivamente os problemas históricos de alagamentos que ocorrem no bairro, durante o período chuvoso. A obra contempla a construção de uma galeria em concreto armado e bueiro duplo de 1.000mm, numa extensão de 450 metros na Rua da Mangueira, via importante de ligação entre a Vila Isabel e outros bairros da área, como Anjo da Guarda, Gancharia e Vila Nova. Além da obra de drenagem, toda a via será pavimentada após a conclusão dos serviços.
Obra
Prefeitura realiza obras de drenagem e pavimentação asfáltica na Vila Isabel

A obra está sendo executado no encontro da Rua da Mangueira com a Rua da Juçara, ponto considerado de maior convergência de água pluvial. É para esse setor que escoa grande parte da água oriunda das demais ruas da localidade.

Segundo o secretário municipal de Obras e Serviços, Antônio Araújo, a obra de drenagem na Vila Isabel e a pavimentação das ruas são anseios antigos de seus moradores. “São ações que, além de proporcionar melhorias na infraestrutura e na mobilidade urbana local, promovem também avanços em outros setores, como na saúde e na economia local, por exemplo”, disse o secretário.
A obra de drenagem na Vila Isabel soma-se a outros grandes serviços que estão sendo executadas pela Prefeitura visando estruturar a cidade para enfrentar o período chuvoso e solucionar os problemas de inundações pontuais verificados em diversos setores da capital. Entre essas obras destacam-se outras duas de drenagem profunda executadas na região que abrange a Vila Apaco, a Santa Clara e a Avenida São Jerônimo, no Santa Bárbara; a construção do Canal Cohab/Cohatrac e o Canal do Rio Gangan, este concluído no ano passado.
Pavimentação
Também estão sendo executados serviços de pavimentação asfáltica na Vila Isabel, onde as ruas estão sendo requalificadas por meio do programa de urbanização de vias, realizado pela Prefeitura de São Luís e do “Mais Asfalto”, ação fruto de parceria celebrada com o governo do Estado. Ao todo serão pavimentados 4,5 quilômetros de vias na localidade. São ruas como a Senador Pompeu, que nunca havia recebido qualquer serviço de infraestrutura antes. Além da Vila Isabel, outros bairros do entorno como Vila Embratel, Anjo da Guarda, Vila Bacanga, Vilas Mauro Fecury I e II, Alto da Esperança, entre outros, também passaram por serviço de pavimentação asfáltica.
Morador da Vila Isabel há mais de 20 anos, o autônomo Marcos Alfredo Sousa, de 35 anos, analisa positivamente a obra de drenagem executada em bairro. “Esperamos por mais de 20 anos por uma solução para os alagamentos que ocorrem aqui. Já houve algumas tentativas de sanar a situação, mas nenhuma resolveu o problema. Agora eu acredito que esta obra da Prefeitura vai solucionar definitivamente os transtornos sofridos pela população no período chuvoso”, disse ele.
Já o estudante Luís Felipe, de 18 anos, morador da Rua da Mangueira, disse que as expetativas são de que, além da melhoria da drenagem da água que acumula no local, a obra também facilite o acesso na via e a locomoção para outros bairros adjacentes. “Minha família mora aqui há 22 anos e sempre conviveu com os transtornos dos alagamentos ocorridos quando chove. Mas agora, com essa obra, acredito que o problema seja resolvido”, relatou o estudante.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias