O mês de janeiro na capital está sendo marcado por chuvas fortes. Nestes últimos dias, as chuvas foram intensas também no Sul do Maranhão. Chuvas fortes como as que aconteceram durante a semana irão continuar nos próximos dias, podendo chover, inclusive, no fim de semana.
Os foliões podem se preparar para dias com chuvas fortes, pois, durante o carnaval, pode haver dias chuvosos, porque o mês de fevereiro está dentro do período chuvoso. De acordo com o Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (NuGeo), as chuvas intensas continuam, podendo haver algumas pausas, mas a previsão é de muita chuva.
Segundo a meteorologista Andrea Cerqueira, além das ocorrências de chuvas na capital, estas acontecem também nas regiões sul e centro-sul do estado. “As chuvas na capital se iniciaram desde dezembro de 2015. Estamos no início do período chuvoso em São Luís, mas em regiões como o centro-sul do estado a situação está mais avançada”, disse. Ainda de acordo com a meteorologia, na região sul maranhense há locais em que estão havendo chuvas mais intensas, como nos municípios do Alto Parnaíba, Balsas, Riachão, entre outros. Neste período do ano, as chuvas intensas são comuns. Segundo Andrea Cerqueira, isso acontece por ser verão no Hemisfério Sul e daí surgem muitos sistemas atmosféricos produtores de chuvas.
De acordo com o Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (NuGeo), o volume de chuva esperado para janeiro é de 244,2mm e até ontem já choveu 135,8mm, sendo que, durante todo o mês de janeiro de 2015, choveu apenas 18mm. Já em Balsas, as chuvas estão mais intensas e alcançaram um volume de 358,9mm. Em Imperatriz, o volume de chuva chegou a 198mm.
Este aumento das chuvas nestes municípios foi uma das razões que fizeram os rios Balsas e Tocantins transbordarem.
Segundo Andrea Cerqueira, todo ano, a zona de convergência intertropical se localiza mais ao sul do Equador. Por essa razão, as chuvas intensas no primeiro semestre do ano, não só aqui mais em toda a Região Nordeste. E como nos últimos anos a zona de convergência intertropical não tem se posicionado mais ao norte, isso causou o nível baixo de chuva.“Fenômenos chamados vórtice ciclônico de altos níveis, zona de Convergência Intertropical e Zona de Convergência do Atlântico Sul são os causadores dessas chuvas. São fenômenos comuns dessa época do ano”, finalizou.