Será nesta sexta-feira, o lançamento do livro do médico psiquiatra Ruy Palhano. O primeiro volume de uma série de 8, da coletânea Crônicas do Cotidiano na Visão de um Psiquiatra (2015) será apresentado ao público às 19h, com uma noite de autógrafos no auditório de O Imparcial (Renascença II).
São 60 artigos que versam sobre os mais variados temas envolvendo comportamento, política, saúde, segurança, violência, enfim… cotidiano, assuntos que estão em evidência no estado, no Brasil e no mundo.
As crônicas que falam sobre ansiedade, ciúmes, mentira, saúde mental, alcoolismo, compulsão, desafio, entre outras, foram selecionadas para este primeiro volume dentre as publicadas nos últimos 12 anos nos jornais O Imparcial e Pequeno.
“São temas que as pessoas estão comentando, e também artigos de neurociências, muitos deles que falam de ciúmes, das paixões…”, comenta o médico.
Nesse trabalho Ruy Palhano se afasta das atividades profissionais, embora a ciência médica ainda esteja presente em muitos temas, e mergulha fundo na arte de escrever sobre coisas que o cercam. “Me lanço de corpo e alma à arte de escrever , onde digo o que penso e sinto, de forma despretensiosa”, diz o médico.
Um tema bastante atual tratado no livro é sobre o carnaval e o que acontece após a folia de momo. A crônica chamada Nem Tudo são Flores (publicada no Jornal O Imparcial em 18/02/2012) aborda as consequências do pós-carnaval, quando a alegria, entusiasmo, descontração dão lugar às frustrações, tristezas e arrependimentos, por exemplo.
“São os que brincam o Carnaval de forma exagerada e sem limites que pagam caro. Perdem a noção de tempo e espaço, não sabem o limite entre o beber e o embriagar-se, entre o cansaço e a estafa, entre a alegria e a euforia, entre o pular e o esbaldar, entre o repouso e a exaustão” (página 313).
Ruy Palhano destaca em seus agradecimentos especiais, a amizade que tem com o jornalista Raimundo Borges, diretor de redação de O Imparcial. Segundo ele, foi Borges quem o convidou para escrever no jornal, inicialmente quinzenalmente e agora semanalmente aos domingos. “E ele fez um texto muito especial no prefácio do livro”, comenta.
No texto Raimundo Borges ressalta o olhar diferenciado que Ruy Palhano lança sobre as nuances da mente humana a partir das próprias experiências profissionais.
“De forma simples e palatável para seus leitores, a maioria leiga em Psiquiatria, Ruy consegue relatar com sutileza o que se pode definir como ‘viagens’ que realiza diariamente, escarafunchando mentes humanas em busca do invisível. Sem dúvida, esta foi uma missão desafiadora”, aponta o jornalista.
Comemoração
O lançamento do livro faz parte das atividades comemorativas dos 90 anos de O Imparcial, um dos jornais mais antigos do Maranhão. Também foi lançado o concurso para criação do selo comemorativo de aniversário dos 90 anos, para publicitários, designers e estudantes de comunicação em geral.
A imagem que melhor representar o evento proposto será escolhida para estampar os materiais promocionais do jornal durante todo o ano de 2016. Além disso, o vencedor receberá como troféu uma mesa digitalizadora com acessórios.
Para se inscrever basta acessar o link da promoção http://www.oimparcial.com.br/promocaoselo/ e preencher o formulário.
Ficha Técnica
Obra: Crônicas do Cotidiano na Visão de um Psiquiatra
Autor: Ruy Palhano
Ano: 2015
Pág.: 341
Preço: R$50,00
Serviço
O quê? Lançamento Crônicas do Cotidiano na Visão de um Psiquiatra
Quando? Sexta-feira, 29, às 19h
Onde? Auditório de O Imparcial
Quanto? Aberto ao público