PARCERIA

Programa Saúde na Escola retoma entrega de óculos a estudantes

A assistência oftalmológica aos estudantes é realizada por meio do projeto do governo federal e desenvolvido em parceria com estados e municípios

Prefeitura retoma entrega de óculos a estudantes pelo Programa Saúde na Escola

A Prefeitura de São Luís beneficiou 112 estudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Darcy Ribeiro (Sacavém) com a entrega de óculos. A assistência oftalmológica aos estudantes é realizada por meio do projeto Consultórios Itinerantes, integrado ao Programa Saúde na Escola (PSE), de iniciativa do governo federal e desenvolvido em parceria com estados e municípios. Em São Luís, o PSE é desenvolvido a partir de uma articulação entre as secretarias municipais Saúde (Semus) e de Educação (Semed) e o Hospital Universitário Presidente Dutra.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, ressaltou que a entrega dos óculos é parte das ações determinadas pelo prefeito Edivaldo com o objetivo de garantir atenção integral aos estudantes da rede municipal. “A melhoria da qualidade da educação passa também por ações como esta, de garantia de saúde, bem-estar e qualidade de vida para os nossos estudantes que, a partir da correção dos problemas de visão, poderão melhorar suas condições de estudo, aprendendo mais e melhor”, explicou o titular da Semed.

Acompanhados dos familiares, os estudantes da U.E.B. Darcy Ribeiro receberam os óculos na própria escola, das mãos dos coordenadores do PSE. Zila do Desterro Rodrigues Cutrim, de 56 anos, estava presente para receber os óculos da filha Maria Vitória, de 14 anos, estudante do 8º ano na unidade de ensino. Ela comemorou o benefício recebido pela filha. “Minha filha sentia muita dor de cabeça. Vivia reclamando. Foi bom demais a Prefeitura ter dado essa oportunidade para ela fazer a consulta e ganhar os óculos”, falou entusiasmada a dona de casa. Maria Vitória confirmou. “Eu sentia tontura e não conseguia enxergar bem o quadro. Agora vai ser bem melhor”, garantiu.

Consultas

Todos os 520 estudantes da U.E.B. Darcy Ribeiro passaram pelo atendimento oftalmológico para identificar possíveis problemas de visão. Nos casos em que foi constatada a necessidade de óculos, os estudantes escolheram um modelo de armação e receberam os óculos na própria escola em que estudam. O processo foi inteiramente gratuito.

A atendente Maria Raimunda Rocha Rodrigues, mãe de Fernanda Raquel Rodrigues Braga, de 13 anos, estudante do 8º ano, também elogiou o programa. “Essa é uma grande oportunidade. Nem sei como faria para comprar os óculos de grau para minha filha se não fosse esse programa. Ela reclamava sempre de dor de cabeça, e só agora depois da consulta, em dezembro, é que soubemos que era problema de vista. Estou muito feliz e parabenizo a todos os envolvidos na iniciativa”, alegrou-se a mãe da estudante.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias