Programa de distribuição de alimentos é realizado na Cidade Operária e João de Deus
O programa ainda estimula a agricultura familiar, uma vez que os produtos distribuídos às famílias são adquiridos desses produtores
A Prefeitura de São Luís entregou essa semana 330 toneladas de alimentos a famílias da Cidade Operária e João de Deus nesta quarta-feira, dia 20, e quinta-feira, dia 21. A ação marcou a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) este ano. Executado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), o PAA se destaca como uma das mais importantes políticas de assistência da gestão do prefeito Edivaldo, levando alimento para a mesa de quem precisa. O programa ainda estimula a agricultura familiar, uma vez que os produtos distribuídos às famílias são adquiridos desses produtores.
A titular da Semsa, Fátima Ribeiro, analisa positivamente a ação. “A execução deste programa e seus resultados positivos mostram o compromisso que o prefeito Edivaldo sempre teve com a população mais necessitada”, disse a secretaria. “A importância do PAA é imensurável porque combate à fome e resgata a dignidade humana”, completou.
Como no ano passado, a entrega dos produtos às famílias este ano acontecerá sempre às quartas e quintas-feiras. Entre os produtos estão galinha caipira, hortifrútis, farinha, polpa de fruta e feijão e outros itens. Na próxima semana, a entrega será destinada às famílias da Vila Palmeira e do Bairro de Fátima.
Realizado com recursos do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o programa beneficia famílias que vivem em vulnerabilidade social e condições alimentares deficientes. Algumas delas não conseguiam realizar as três refeições diárias necessárias para a nutrição mínima do organismo.
Em São Luís, o programa está dentro da modalidade Doação Simultânea, na qual a Prefeitura de São Luís adquire os produtos direto dos agricultores e distribui às famílias cadastradas nos 20 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) da cidade.
Resultados
Um dos primeiros objetivos alcançados pelo PAA desde a sua implantação, em março do ano passado, foi o aumento da produção nas comunidades agricultoras familiares. São 300 pequenos produtores cadastrados, representantes de 26 comunidades rurais.
Indiretamente, o programa atende a uma cadeia produtiva de mais de três mil pessoas, entre produtores, seus familiares, fornecedores de insumos e equipamentos. O resultado encontrado nestas regiões, após a implantação do programa, são agricultores satisfeitos com mais qualidade do que é cultivado e aumento na produção com inserção de itens.
Balanço
Em 2015, a Prefeitura de São Luís distribuiu, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, aproximadamente 210 mil toneladas de alimentos a mais de 40 mil famílias da capital, atendendo cerca de 200 mil pessoas direta e indiretamente.