Prefeito Edivaldo inaugura Casa do Bairro no Centro Histórico
O projeto pioneiro se constitui em um novo equipamento social desenvolvido pela Prefeitura de São Luís com o propósito de revitalizar espaços degradados do Centro Histórico
O projeto de criação da Casa do Bairro, localizada na Rua da Palma, na Praia Grande, foi elaborado com o apoio do Ministério das Cidades e executado por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura de São Luís e o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), mediado pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph). O projeto foi realizado numa ação integrada que envolveu também o apoio de diversos órgãos, entre estes a Subprefeitura do Centro Histórico, as secretarias municipais da Criança e Assistência Social (Semcas), Segurança com Cidadania (Semusc) e Saúde (Semus). O projeto conta ainda com a participação da União de Moradores, que funciona como uma ponte entre a Prefeitura e a comunidade local.
“Entregamos aqui mais um equipamento social pensado e planejado para promover o desenvolvimento das pessoas, reduzir a violência no local, promover a melhoria dos locais degradados e mudar a realidade do Centro Histórico. Esta ação representa a retomada de um espaço que há cerca de um ano estava dominado pelo tráfico e consumo de drogas na região, mas que agora ganhou um novo sentido e vai proporcionar à população atividades educativas, culturais e de capacitação”, afirmou Edivaldo, informando ainda que a ideia é expandir o projeto para outros bairros da capital.
O novo equipamento social também vai desenvolver ações de revitalização do Centro Histórico, de educação patrimonial e de sensibilização, com apoio da Fumph, no que diz respeito à articulação de outras estratégias que preveem a participação da comunidade na revitalização daquele espaço.
Na área social, a ideia é que Casa do Bairro promova um conjunto de ações de política de assistência, desenvolvido pela Semcas, contemplando a oferta de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos por meio de atividades como teatro, música, lazer, para usuários de todas as faixas etárias. A Semcas está elaborando um cronograma de oficinas que serão executadas na Casa do Bairro, voltadas para a comunidade local.
SAÚDE
Já na área da Saúde, serão realizadas na Casa do Bairro ações de prevenção e controle direcionadas a doenças como diabetes, câncer de colo de útero, hipertensão, além de atenção à questão das drogas e saúde mental.
Para preencher a necessidade de manter a segurança e atender a usuários de drogas em torno da Casa do Bairro, a Semusc vai se instalar com a equipe do programa “Crack é Possível Vencer” e promover ações como o Consultório de Rua auxiliadas pela Semus e Semcas. A Semusc também tem um programa de apresentação de banda de música e palestras do Grupo de Segurança Escolar tanto para escolas que ficam no entorno do Centro Histórico.
AÇÃO
CASA DO BAIRRO
O local onde hoje encontra-se instalada a Casa do Bairro foi desocupado no final de janeiro passado. A ação foi executada pela Subprefeitura do Centro Histórico com o objetivo de dar início à obra e retomar o espaço para abrigar atividades em benefício da comunidade e promover a redução do índice de criminalidade no local.
Participaram também da cerimônia de inauguração da Casa do Bairro os secretários municipais Helena Duailibe (Saúde), Bruno Galdino (Segurança com Cidadania), Batistas Matos (Comunicação), Socorro Araújo (Turismo), Júlio César (Desenvolvimento Metropolitano), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Tati Lima (Informação e Tecnologia), Milton Calado (Adjunto de Governo) e Gustavo Marques (Projetos Especiais).