INFRAESTRUTURA

Obras do programa ‘Mais Asfalto’ são concluídas no João de Deus

Nesta quinta-feira mais uma etapa do programa “Mais Asfalto” com a finalização dos serviços de requalificação asfáltica de vias urbanas será concluída em São Luís

Obras do programa 'Mais Asfalto' são concluídas no João de Deus

A Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado concluem nesta quinta-feira, dia 07, mais uma etapa do programa “Mais Asfalto” com a finalização dos serviços de requalificação asfáltica de vias urbanas no bairro João de Deus, dando solução definitiva aos problemas de infraestrutura das ruas e avenidas da localidade. Somente nessa área foram beneficiadas 12 ruas, entre elas a Av. Tales Neto, principal corredor viário do bairro. Ao todo, foram colocados 7,2 quilômetros de asfalto que beneficiará 25 mil habitantes, que esperavam há quase 36 anos pelos serviços.

Com a pavimentação, os moradores do João de Deus vivem uma nova realidade. A Rua da Cerâmica e a Av. Tales Neto são exemplos de vias que não tinham condições de tráfego, mas agora estão com asfalto novo que garante mais rapidez e segurança a motoristas e pedestres. “Hoje, o tráfego do bairro melhorou 100%. Todo mundo está feliz. Temos outras ruas como a Nossa Senhora da Conceição e a Rua da Alegria que estavam em situação crítica e agora estão com asfalto e isso é motivo de muita satisfação de todos os moradores”, destacou Fátima Araújo, liderança comunitária do bairro do João de Deus.
Ela conta que essa é a primeira vez que o bairro recebe benefício sem que a população tenha que fazer manifestação para sensibilizar o poder público. “Nós já lutamos muito para receber algum benefício e agora somente com a sensibilização dos nossos gestores conseguimos essas melhorias que dá uma nova cara para o bairro”, contou.
As obras realizadas no João de Deus incluíram ainda serviços de drenagem superficial, com construção de meio-fio e sarjetas com o objetivo de evitar o acúmulo de água da chuva, o que proporcionará maior longevidade ao asfalto. “Além de avançar nas ações de mobilidade urbana e acessibilidade, o asfalto também propicia ao cidadão acesso a serviços públicos como limpeza, segurança pública, saúde, transporte escolar, entre outros, garantindo o bem-estar, e elevando sua autoestima. Os serviços de requalificação asfáltica renovam esperança e perspectivas para a cidade, com mais infraestrutura para o desenvolvimento econômico e social”, destaca o secretário de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo.
A dona de casa Lucinalva Andrade Soares disse que agora não irá mais se preocupar com a chegada da chuva que causa grande transtorno para os moradores da Rua da Felicidade. “Até ano passado, para levar os filhos na escola, era preciso sair de casa com uma sandalinha e só colocar os sapatos dos meninos em frente da escola, porque se saíssem de casa já calçados chegavam com os sapatos encharcados. As crianças aqui viviam doente, muitas com alergia por conta da poeira, problema enfrentado no verão”, conta Lucinalva morada na rua, a última a receber o asfalto.
A aposentada Maria Roclinda Madeira, que vive na mesma rua, disse que atualmente a rua faz jus ao nome. “Aqui estamos todos felizes. Foram muitos anos de espera, mais de 30 e finalmente estamos vendo a nossa rua ser contemplada. Só temos a agradecer”, disse. “Agora nossa vida será outra”, completou Maria Madeira que sentada na calçada em frente à sua casa observava na tarde de quarta-feira operários e maquinas trabalhando na colocação do asfalto.
Mais Asfalto
Resultado de uma parceria inédita das administrações municipal e estadual, o “Mais Asfalto” prevê a requalificação asfáltica de aproximadamente 120 km de cerca 300 vias (avenidas e ruas) da capital. No total, serão pavimentadas 296 ruas e avenidas de 17 bairros da cidade.
Além do João de Deus, outros bairros contemplados pela parceria já estão recebendo ou receberão obras do programa, entre eles o Anjo da Guarda, Vila Embratel, Vila Luizão, Cidade Operária, Cohab, São Bernardo, Coroadinho, Vila Nova República, São Raimundo, Vila Bacanga, Vila Isabel, Vila Ariri, Vila São Luís, Vila Mauro Fecury I, Vila Mauro Fecury II e Alto da Esperança.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias