FEIRAS E MERCADOS

Obras de revitalização do Mercado da Vila Palmeira e do Anil são vistoriadas

A Prefeitura de São Luís garante o andamento das obras de reforma total do Mercado Municipal da Vila Palmeira. O titular da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Aldo Rogério, acompanhado do secretário de Governo, Lula Fylho, realizou durante a manhã desta quinta-feira (7) vistoria técnica aos serviços de infraestrutura do novo setor do […]

Obras de revitalização do Mercado da Vila Palmeira e do Anil são vistoriadas

A Prefeitura de São Luís garante o andamento das obras de reforma total do Mercado Municipal da Vila Palmeira. O titular da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Aldo Rogério, acompanhado do secretário de Governo, Lula Fylho, realizou durante a manhã desta quinta-feira (7) vistoria técnica aos serviços de infraestrutura do novo setor do mercado, que está em estágio avançado de construção. A requalificação do espaço é fruto de parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), através de compensação urbana.

“Estamos trabalhando intensamente para cumprir a determinação do prefeito Edivaldo de garantir condições dignas de trabalho aos feirantes da Vila Palmeira. O novo espaço vai trazer um grande benefício para eles, que terão seus negócios revitalizados, e para os consumidores, que irão contar com um mercado amplo, higiênico e moderno”, declarou o titular da Semapa, Aldo Rogerio.
O Mercado da Vila Palmeira terá estrutura para 167 boxes em toda a sua extensão. Todos com revestimento em cerâmica e balcão de inox, com piso de concreto industrial de alta resistência. Novos banheiros e rampas de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Já foram concluídos os serviços na estrutura elétrica, hidráulica, na rede de esgoto e no telhado, além da implantação de uma lavanderia comunitária para uso dos feirantes e também da comunidade. Durante a vistoria foi feita avaliação da execução dos trabalhos de infraestrutura no local e dos benefícios garantidos com a obra.
O secretário Lula Fylho destaca que a obra vai ajudar economicamente toda região da Vila Palmeira, além de ser uma importante ação de saúde pública, um dos compromissos da gestão municipal. “Toda ação que vise fomentar o emprego e renda, sobretudo dos pequenos e médios comerciantes, é de grande valia nesse momento de estagnação econômica do nosso país. Porém a revitalização além de incrementar o ganho nas vendas dos comerciantes e gerar mais renda e emprego para a região é uma ação de saúde pública, que cumpre o compromisso do prefeito Edivaldo de valorizar a revitalização de feiras e mercados públicos da capital”, afirmou.
A feirante Maria do Carmo, que trabalha com abate de aves no mercado, disse que a revitalização do novo espaço é muito importante para todos os feirantes, não só para aumentar a clientela como também nos aspectos relativos à higiene no local. “Vai melhorar muito a nossa vida, tudo organizado chama mais clientes, além de ter mais higiene o que é essencial para o nosso trabalho”, comemora.
Feira do Anil
Os secretários também vistoriaram a execução da fase final das obras do andar térreo do Mercado do Anil. Construído com recursos próprios do Tesouro Municipal, o Mercado do Anil terá estrutura para 56 boxes e mais 40 bancas. A feira também vai ganhar uma lixeira para depósito de detritos; e terá revitalizada a área da entrada.
Outro ponto é a atenção à segurança interna e externa dos mercados e feiras com a instalação de videomonitoramento. Já foram contemplados os mercados da Cohab, Liberdade e Mercado Central. “Estamos realizando estudos para contemplar os demais mercados e feiras da capital com este sistema”, reiterou o secretário Aldo Rogério. O projeto de readequação das feiras e mercados conta com recursos próprios da Prefeitura, em conjunto com parceiros e complemento de parte da receita das feiras e mercados. Os serviços são realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh).
São Luís tem 28 feiras e mercados, sendo 10 destes administrados pela Semapa. Os demais centros de comercialização são da responsabilidade de associações, em parceria com a Prefeitura.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias