Muitos casais optam pelo casamento civil para oficializarem a união
O Casamento civil é uma alternativa para muitos casais que não querem ou não podem esperar para organizar uma união com toda pompa
Hoje é comemorado o dia da Instituição do Casamento Civil no Brasil. Este foi instaurado pelo chefe do Governo Provisório da então República dos Estados Unidos do Brasil, Marechal Deodoro da Fonseca, no dia 24 de janeiro de 1890 pelo decreto número 181.
Somente no ano passado, a 3ª Vara da Família realizou 1377 casamentos no civil, 377 de forma comunitária, 545 religiosos e 4 uniões homoafetivas.
Para a Juíza de Paz, Tamar Rodrigues de França, “O casamento civil, é a legalização de uma união, muitos que se casam, já vivem em união estável há bastante tempo, e só vêm para garantir essa legalização ao manifestar publicamente, diante da lei, aquilo que eles já afirmaram: o amor, a convivência a união”.
É o caso do operador de caixa Franklin George, 44 anos, e da recepcionista Naira Ruane, 34 anos. Eles estão juntos há onze anos, mas só agora resolveram oficializar o casamento no Civil.
O casamento se realiza no momento em que o homem e a mulher manifestam, perante o juiz, a sua vontade de estabelecer vínculo conjugal, e o juiz os declara casados.