DIA DO CASAMENTO CIVIL

Muitos casais optam pelo casamento civil para oficializarem a união

O Casamento civil é uma alternativa para muitos casais que não querem ou não podem esperar para organizar uma união com toda pompa

casamento civil

Hoje é comemorado o dia da Instituição do Casamento Civil no Brasil. Este foi instaurado pelo chefe do Governo Provisório da então República dos Estados Unidos do Brasil, Marechal Deodoro da Fonseca, no dia 24 de janeiro de 1890 pelo decreto número 181. 

O Casamento civil é uma alternativa para muitos casais que não querem ou não podem esperar para organizar uma união com toda pompa na igreja e com uma recepção elaborada.
Os números mostram que o casamento continua em alta e muitos casais procuram os cartórios como uma forma mais prática de oficializar sua união.
“Hoje, apesar de muitos falarem que o casamento está em baixa e que não querem casar. Aqui no cartório (3ª Vara da Família, João Paulo), os números mostram que não é bem assim”, comenta Margarida Jesus Pinheiro, proprietária de cartório.

Somente no ano passado, a 3ª Vara da Família realizou 1377 casamentos no civil, 377 de forma comunitária, 545 religiosos e 4 uniões homoafetivas.

Anderson Barbosa de 21 anos, repositor de mercadorias, conheceu Bruna Renata de 26 anos por meio de uma rede social. Os dois marcaram um encontro e em seguida começaram a namorar. Agora, o casal resolveu oficializar a relação e casar no civil.

Para a Juíza de Paz, Tamar Rodrigues de França, “O casamento civil, é a legalização de uma união, muitos que se casam, já vivem em união estável há bastante tempo, e só vêm para garantir essa legalização ao manifestar publicamente, diante da lei, aquilo que eles já afirmaram: o amor, a convivência a união”.

É o caso do operador de caixa Franklin George, 44 anos, e da recepcionista Naira Ruane, 34 anos. Eles estão juntos há onze anos, mas só agora resolveram oficializar o casamento no Civil.

Como funciona?
Para casar no civil os noivos devem apresentar os documentos necessários no cartório mais próximo para dar o início ao processo de casamento. 

O casamento se realiza no momento em que o homem e a mulher manifestam, perante o juiz, a sua vontade de estabelecer vínculo conjugal, e o juiz os declara casados.

O primeiro passo é o pedido de habilitação do casamento. Os noivos devem comparecer ao cartório de Registro Civil para se submeterem a um processo averiguação, no qual devem provar que estão livres e desimpedidos para casar.
Isso deve acontecer pelo menos 30 dias antes da cerimônia, o casal deve apresentar todos os documentos necessários para o casamento.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias